O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
TRANSFOBIA

Deputada Erika Hilton acusa EUA de transfobia após mudança de gênero em visto

Erika iria participar de conferência em Harvard, mas desistiu da viagem ao receber documento com dados divergentes de seus registros no Brasil

Thais Airespor Thais Aires em 16 de abril de 2025
Erika Hilton
A deputada Erika Hilton (PSOL)

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) cancelou sua participação em um evento internacional nos Estados Unidos após ter seu gênero alterado para masculino em um visto diplomático emitido recentemente pelo governo norte-americano. A informação foi revelada com exclusividade pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e gerou forte repercussão nas redes e no meio político.

Segundo Erika Hilton, a documentação entregue durante o processo de solicitação do visto incluía sua certidão de nascimento e o passaporte diplomático, ambos identificando-a como mulher. Ainda assim, o novo documento emitido pelos Estados Unidos listava seu gênero como masculino. Em 2023, um visto anterior expedido pelo mesmo país já reconhecia sua identidade de gênero feminina.

Mudança inesperada em documento de Erika Hilton e repercussão internacional

Erika Hilton havia sido convidada a participar de um painel da Brazil Conference, evento organizado por estudantes brasileiros da Universidade Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), realizado neste fim de semana em Cambridge. No entanto, a parlamentar optou por não embarcar, alegando preocupação com o tratamento que poderia receber das autoridades americanas no aeroporto.

“Fiquei preocupada com o tratamento que receberia, tendo em vista que meu nome está como feminino e o gênero descrito no documento era masculino. Senti medo, para ser sincera. E não aceitei me submeter a esse tipo de coisa”, disse a deputada Erika Hilton em entrevista. “Achei que não merecia, mesmo perdendo uma atividade importante a qual eu gostaria muito de participar. Não deveria me submeter a tamanha violência e desrespeito como esse.”

Erika afirma que em nenhum momento preencheu qualquer formulário que justificasse a mudança de gênero no documento. A parlamentar já anunciou que pretende acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos para denunciar o caso. Ela também cobrou uma posição do Itamaraty e a convocação do embaixador dos Estados Unidos no Brasil para dar explicações.

Erika Hilton
Erika Hilton é primeira deputada trans a liderar bancada no Congresso

Contexto político e ordem executiva de Trump

A emissão do novo visto ocorre em um contexto de mudanças na política americana sobre identidade de gênero. Em janeiro deste ano, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que determina que todos os formulários oficiais do governo passem a reconhecer apenas os gêneros “masculino” e “feminino”, eliminando a possibilidade de outras designações ou menções à identidade de gênero.

Além disso, o governo norte-americano também suspendeu a emissão de passaportes com a marcação de gênero “X”, opção adotada durante o governo de Joe Biden para pessoas não-binárias. Essas medidas, que geraram críticas de entidades de direitos humanos, têm sido apontadas como retrocessos nas políticas de inclusão e reconhecimento da diversidade de gênero.

Hilton criticou duramente a ação do governo dos EUA e direcionou parte de sua indignação ao presidente Trump. “Não se trata apenas de um caso de transfobia. Se trata de um documento sendo rasgado sem o menor tipo de pudor e compromisso. Me senti violada, desrespeitada e senti as competências do meu país sendo invadidas por uma pessoa completamente alucinada, um homem doente que ocupou a presidência da República dos EUA e se sente dono da verdade”, afirmou.

Até o momento, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não se pronunciou oficialmente sobre o caso. O Itamaraty também não divulgou se tomará alguma medida formal ou solicitará esclarecimentos ao governo norte-americano.

 

 

 

Leia também: Visto obrigatório começa a valer para turistas de três países que querem entrar no Brasil

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também