quinta-feira, 6 de agosto de 2026
2026

Grupo articula chapa governista com Daniel, Gracinha, Vanderlan e Adib

Ex-prefeito de Catalão e hoje secretário de Infraestrutura é cotado para candidato a vice-governador

Francisco Costapor Francisco Costa em
Daniel Vilela foto reprodução
Daniel Vilela foto reprodução

Um grupo político atua para que a chapa do vice-governador Daniel Vilela (MDB), que disputará o governo no próximo ano, tenha Adib Elias (MDB), Gracinha Caiado (União Brasil) e Vanderlan Cardoso (PSD). A ideia é já conversar com o emedebista e plantar a ideia, que pode se desenvolver.

A informação foi confirmada ao O HOJE durante jantar organizado pelo deputado federal José Nelto (União Brasil) para apresentar prefeitos ao senador Vanderlan Cardoso, na noite de segunda-feira (14). Na ocasião, cerca de 20 chefes do Executivo marcaram presença – foi o segundo encontro do tipo.

“Nossa chapa será Ronaldo Caiado (União Brasil) para presidente, Daniel Vilela para o governo e para o Senado, Gracinha e Vanderlan Cardoso. Essa é a chapa que nós queremos”, disse Nelto que pretende fazer dobradinha com Vanderlan (ambos disputarão a reeleição, em 2026). “Essa chapa já pegou.”

Sobre o vice, o deputado afirma que o ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, tem história e o nome mais preparado para ser o vice de Daniel. “Eu e toda a minha base de prefeitos vamos nos reunir com ele, que é secretário de Estado da Infraestrutura, para apoiá-lo.”

Nelto ainda comentou sobre a questão partidária e as dificuldades de uma chapa pura, uma vez que Adib também é do MDB. Segundo ele, em política tudo pode acontecer. “Quantos partidos teremos até o processo eleitoral? Haverá fusões, federações… Mas o Adib foi o coordenador da campanha de Ronaldo Caiado. Ele tem tranquilidade para pleitear a vice. Foi do Executivo por 16 anos. Mas também pode mudar para um partido da base do governador. O importante é que ele seria um vice que dá tranquilidade para a base do governador Ronaldo Caiado. Nome que agrega à candidatura de Daniel Vilela.” Na ocasião, Vanderlan se antecipou e afirmou que o Adib é bem-vindo no PSD.

Vanderlan na disputa

O senador Vanderlan Cardoso confirmou que vai disputar a reeleição em 2026. Segundo o gestor, o momento é dos partidos e pré-candidatos colocarem seus nomes. Desta forma, ele reforça que a chapa não está definida.
“Não podemos atropelar o processo. Temos vários bons nomes pré-candidatos. Então, esses pré-candidatos trabalham para viabilizar. Daniel, como candidato a governador, precisará do apoio de todos. Então, não pode fechar questão. O que está certo é a pré-candidatura da Gracinha, mas tem crescido muito a defesa do segundo voto no senador Vanderlan”, diz o senador sobre si.

Leia mais: Caiado alega “desproporção” das penas para envolvidos no 8/1

Questionado se disputaria mesmo em uma situação de múltiplas candidaturas, como ocorreu em 2022, o senador confirma. “No meu caso, que tenho serviços prestados para Goiás e Brasil, quanto mais candidatos, melhor. Zero problema [em ter vários candidatos].” Ele descarta concorrer por outra base que não seja a do governador Ronaldo Caiado e vice Daniel Vilela.

Entorno

Apesar das investidas, uma das pedras no sapato desse grupo tende a ser o Entorno do DF. Conforme mostrado em reportagem recente do O HOJE, com as articulações antecipadas para a formação da chapa que será encabeçada por Daniel, as lideranças da região dão sinais claros de que não abrem mão de um lugar de destaque.

Nos corredores da capital e do Entorno, o tom é de formação de uma frente organizada. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais da região já afinam o discurso de que é hora do Entorno ocupar um lugar de protagonismo no cenário político goiano. Para eles, a região, que frequentemente figura nas campanhas como “estratégica” ou “prioritária”, precisa agora ser efetivamente valorizada, com presença real e decisiva na futura composição do governo.

O argumento principal que embasa essa reivindicação é a força eleitoral demonstrada nas últimas eleições. De acordo com essas lideranças, os votos do Entorno foram determinantes para a vitória de Ronaldo Caiado em 2022 e, por consequência, para a consolidação do atual grupo político no comando do Palácio das Esmeraldas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

POLÍTICA

Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

Ex-deputado federal e ex-presidente da Novacap foi anunciado como companheiro de chapa na disputa pe...
lula

Eleições 2026

Lula terá maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Com ampla aliança partidária, petista lidera distribuição do horário gratuito; Flávio Bolsonar...
Justiça aumenta penas de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Caso Marielle

Justiça aumenta penas de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Condenados pelos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes terão de cumprir penas mais longa...
Marconi anuncia Jacqueline Zaiden como vice e centraliza discurso em defesa do agro

ELEIÇÕES 2026

Marconi anuncia Jacqueline Zaiden como vice e centraliza discurso em defesa do agro

Marconi concentrou a coletiva de imprensa na defesa do agronegócio, fez críticas à gestão estadu...
Igreja dá sobrevida a Daniel, mas 4 ao Senado vitimam Gracinha

OPINIÃO

Igreja dá sobrevida a Daniel, mas 4 ao Senado vitimam Gracinha

Como foi decidida a mudança de última hora que tirou da vice o primo de Caiado e colocou um pastor...
Daniel Vilela

ELEIÇÕES 2026

“Goiás não vai andar para trás”, diz Daniel Vilela ao oficializar candidatura à reeleição

Governador oficializa candidatura à reeleição, promete ampliar investimentos em segurança, saúd...
PSDB oficializa Marconi na disputa pelo Governo de Goiás sem definição de vice

Eleições 2026

PSDB oficializa Marconi na disputa pelo Governo de Goiás sem definição de vice

Convenção marcou início da quinta candidatura do tucano ao Palácio das Esmeraldas; ex-governador...
Gracinha Caiado

critica

Gracinha Caiado critica governo Lula e diz que Goiás “protege o trabalhador”

Oficializada como candidata ao Senado por Goiás, Gracinha Caiado criticou a política de segurança...