quarta-feira, 16 de setembro de 2026
Problemas de saúde

Moraes concede prisão domiciliar a terceiro preso do 8 de janeiro

Sergio Amaral Resende, condenado a 16 anos e 6 meses, foi transferido para casa devido a pancreatite grave e infecção hospitalar; decisão segue liberação de outros dois presos em estado crítico

Bruno Goulartpor em
Moraes concede prisão domiciliar a terceiro preso do 8 de janeiro
Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência para prisão domiciliar de Sergio Amaral Resende, de 54 anos, terceiro preso pelos ataques de 8 de janeiro a ser beneficiado por motivos de saúde.

Condenado a 16 anos e 6 meses, Resende cumpria pena no presídio da Papuda (DF) e, segundo a defesa, sofre de pancreatite com necrose, infecção hospitalar, hérnia umbilical e anemia grave. Ele integrava uma lista de 20 presos com condições críticas encaminhada ao STF por familiares e vítimas dos atos golpistas.

Leia mais: No ritmo de Mabel, Comurg precisa de, ao menos, 67 anos para sanar dívida

Antes dele, Moraes já havia autorizado a prisão domiciliar de Jorge Luiz dos Santos, que precisa de cirurgia cardíaca urgente devido a hipertensão incontrolável e sopro no coração, e de Marco Alexandre Machado de Araújo, preso preventivamente desde abril de 2023 e que desenvolveu depressão e transtornos psiquiátricos no cárcere. As decisões ocorreram em 11 e 15 de abril, respectivamente.

As medidas coincidem com a pressão de setores da oposição por anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, proposta rejeitada por parte do STF e do governo Lula. Ministros da corte defendem que a análise caso a caso, como feita por Moraes, é o caminho adequado para situações excepcionais de saúde, mantendo a responsabilização penal. Os três presos liberados seguirão monitorados eletronicamente.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alexandre de Moraes preso do 8 de janeiro prisão domiciliar

Veja também

celina leão

BALANÇO DA GESTÃO | GDF

Celina Leão lista ações de apenas 5 meses de seu governo e critica gestões anteriores do DF

Em sabatina no SBT Brasília, governadora citou obras, atendimentos na saúde e investimentos no met...
Celina Leão

BRASÍLIA

Em sabatina no DF, Celina Leão é questionada sobre caso do Banco Master e rebate: “Fui contrária a qualquer tipo de negociação”

Governadora foi questionada sobre mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro e também falou sobre a sit...
lula

Dark Horse

Lula cobra explicações de Flávio Bolsonaro sobre recursos para filme do pai

Em entrevista, presidente questionou repasses de Daniel Vorcaro e também comentou investigações e...
Pedido de vista de Dino trava STF: veja o que acontece agora

JULGAMENTO

Pedido de vista de Dino trava STF: veja o que acontece agora

Julgamento sobre Moraes foi interrompido sem análise do mérito; próximo passo depende da devoluç...
Celina Leão apresenta projetos do metrô e cumpre agenda com sabatina no DF

POLÍTICA

Celina Leão apresenta projetos do metrô e cumpre agenda com sabatina no DF

Governadora e candidata à reeleição participa de compromissos no Buriti, entrevista no SBT, colet...
Candidatos divergem sobre uso de câmeras nas fardas policiais em Goiás

eleições 2026

Candidatos divergem sobre uso de câmeras nas fardas policiais em Goiás

Daniel e Wilder são contrários ao equipamento, enquanto Marconi defende discutir a medida com for�...
stf

BANCO MASTER

Após sessão do STF, Lula cobra investigação “sem trégua” no caso Master

Presidente questiona ausência de dois ministros na sessão e cobra Fachin: "tem a faca e o queijo n...
Em Goiás, Caiado quer mudanças no STF e cobra investigação de Moraes

Corte

Em Goiás, Caiado quer mudanças no STF e cobra investigação de Moraes

Caiado critica STF, cita Goiás e apresenta propostas para a Corte