Novos presidentes da AGM e FGM são empossados no Palácio das Esmeraldas
Cerimônia contou com a presença de inúmeras lideranças políticas que prestigiaram a transição de comando das duas entidades representativas dos municípios goianos
Bruno Goulart
Em um evento marcado pelo clima de união e compromisso com o municipalismo, o jardim do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, recebeu na tarde desta terça-feira (22) a solenidade de posse conjunta dos novos presidentes da Associação Goiana de Municípios (AGM) e da Federação Goiana de Municípios (FGM). Sob organização do governador Ronaldo Caiado (UB), a cerimônia contou com a presença de inúmeras lideranças políticas, incluindo prefeitos, vereadores, deputados, secretários estaduais e municipais, que prestigiaram a transição de comando das duas entidades representativas dos municípios goianos.
Assumindo a presidência da AGM para o biênio 2025/2026, o prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior (UB), sucede Carlão da Fox (UB), ex-prefeito de Goianira. Já a FGM, que terá mandato quadrienal (2025/2029), passa a ser presidida pelo prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar (MDB), no lugar de Haroldo Naves (MDB), ex-prefeito de Campos Verdes.
Em seu discurso, o novo presidente da AGM foi enfático ao destacar os principais desafios que os municípios enfrentam atualmente. “Temos grandes desafios, pautas municipalistas em questões, municípios perdendo arrecadação. Temos muito a debater, a dialogar e precisamos muito das entidades para levar aos municípios mais recursos, porque é ali que o povo vive”, disse. Délio ainda ressaltou duas grandes preocupações: a de que municípios estão perdendo receita com a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), impactado pelo aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil e a reforma tributária que está em discussão. Segundo ele, a pauta pode gerar ainda mais prejuízos se não for bem conduzida.
Leia mais: PSDB de Marconi Perillo deve desaparecer em fusão
Délio Júnior afirmou que sua gestão à frente da AGM terá como prioridade a descentralização das ações da entidade. “Vamos levar a AGM para as regiões do Estado, realizando encontros e debates locais para ouvir as demandas específicas de cada município. Queremos estar mais próximos dos prefeitos e da população, porque é nos municípios que a vida acontece”, destacou. O presidente também elogiou o governador Ronaldo Caiado, classificando-o como um líder verdadeiramente municipalista. “O governador não vê cor partidária. Ele trabalha para todos os municípios, e essa parceria será fundamental para garantirmos mais recursos e melhores condições para nossas cidades”, afirmou.
À frente da FGM, Paulo Vitor Avelar assumiu o compromisso de fortalecer a representatividade dos municípios goianos em meio aos debates nacionais sobre o pacto federativo. “Temos várias missões pela frente, como a nova pactuação do Imposto de Renda e a reforma tributária. São batalhas que precisamos travar juntos, unidos, para que os municípios tenham mais força diante desse pacto federativo falido que o país vive”, declarou.
Avelar ressaltou a importância da parceria com o governo estadual e destacou o papel do governador Ronaldo Caiado nessa relação. “O governador é um exemplo de sintonia com os municípios. Em sua primeira campanha, ele tinha o apoio de menos de 10 prefeitos. Como ele entrou no governo, de forma igualitária, respeitosa, sem escolher partido para entregar benefícios, mostrou uma parceria única e histórica”. Para Avelar, a eleição recorde de quase 85% dos prefeitos goianos que compõem a base do governador, é prova da sinergia entre as entidades e o Estado.
O presidente da FGM também enfatizou o surgimento de uma nova geração de gestores municipais em Goiás. “Temos uma safra de prefeitos capacitados, preparados e com muita vontade de fazer a diferença. Essa energia será essencial para enfrentarmos os desafios e melhorarmos a vida da população”, completou.
Emocionado, o governador Ronaldo Caiado (UB) agradeceu o apoio maciço dos prefeitos goianos, não apenas em sua gestão à frente do Estado, mas também durante o pré-lançamento de sua candidatura à Presidência da República, ocorrido em Salvador no início de abril. “Ver tantos prefeitos e prefeitas viajando centenas de quilômetros para estar ao meu lado naquele momento foi algo que me marcou profundamente. Muitos deixaram compromissos pessoais para me apoiar, e isso não se paga com palavras, mas com ações. Meu compromisso é continuar trabalhando incansavelmente para retribuir essa confiança”, declarou.
Caiado reforçou a importância da união entre Estado e municípios para o desenvolvimento de Goiás. “A AGM e a FGM são entidades fundamentais para que possamos levar mais recursos e melhorias para todos os 246 municípios goianos. Essa parceria que construímos ao longo dos anos é o que nos permite alcançar resultados tão positivos para nossa população”, afirmou.
Compromissos
Durante a cerimônia, os novos presidentes detalharam os principais projetos que serão implementados em suas gestões. À frente da AGM, José Délio Júnior destacou a necessidade de capacitação dos gestores municipais e a pressão por compensações financeiras diante das mudanças tributárias.
Além disso, uma de suas metas é reverter a desafiliação de alguns municípios insatisfeitos com a AGM e oferecer um suporte técnico qualificado para capacitar as gestões locais em áreas essenciais como arrecadação e aplicação de recursos. “É fundamental que os municípios encontrem no Estado um apoio técnico e profissional. Precisamos melhorar a nossa arrecadação, pensar em ideias inovadoras, buscar alternativas para que as cidades possam caminhar de mãos dadas em direção ao progresso”, destacou ao O HOJE.
Já Paulo Vitor Avelar, na FGM, enfatizou a luta por um pacto federativo mais equilibrado e a ampliação de convênios com o governo estadual.