sexta-feira, 9 de outubro de 2026
Mineração

Goiás entra no mapa global das terras raras com inauguração de planta piloto

Tecnologia sustentável utilizada pela mineradora reaproveita até 95% da água no processamento dos minerais

Anna Salgadopor em
Tecnologia sustentável utilizada pela mineradora reaproveita até 95% da água no processamento dos minerais.
Foto: Reprodução

Goiás consolida-se como um novo polo estratégico na produção de terras raras com a inauguração da planta piloto da mineradora Aclara Resources em Aparecida de Goiânia. A unidade irá processar 500 toneladas anuais de argilas iônicas extraídas no município de Nova Roma, no Nordeste goiano, e representa um marco para a mineração sustentável no Brasil, projetando o estado no cenário internacional de tecnologias limpas.

A planta recebeu investimento inicial de R$ 30 milhões e utiliza a tecnologia patenteada “Colheita Mineral Circular“, que permite reaproveitar até 95% da água utilizada, reduzindo significativamente o impacto ambiental do processo. A expectativa é que as amostras alcancem pureza superior a 95%, atendendo aos rigorosos padrões do mercado global de produtos de alta tecnologia.

A iniciativa integra um projeto maior da Aclara Resources, que prevê investimentos de até R$ 2,8 bilhões na região. A previsão é de que a cadeia produtiva gere aproximadamente 5,7 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento econômico local. Apenas a planta piloto em Aparecida de Goiânia já criou 80 postos de trabalho, consolidando-se como base para a futura expansão industrial da companhia no Brasil.

As terras raras são matérias-primas essenciais para tecnologias modernas, como veículos elétricos, turbinas eólicas, smartphones e equipamentos médicos. Sua produção nacional é estratégica, pois reduz a dependência de mercados externos e fortalece o Brasil na economia verde global, em um cenário de crescente demanda por soluções sustentáveis e inovação energética.

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, destacou que o estado “vai se tornar o ponto central da mineração de terras raras para o mundo todo”. Já o prefeito de Nova Roma, Eleuses Gonzaga, celebrou a transformação que a chegada da mineradora promete trazer para o município.

Segundo a Aclara, o projeto também respeita rigorosos critérios ambientais e sociais. Além da eficiência hídrica, a planta prevê a recuperação das áreas mineradas, reafirmando o compromisso da empresa com práticas sustentáveis. O diretor de operações da mineradora no Brasil, Caio Zanardo, reforçou que a meta é fazer de Goiás uma referência global em mineração de terras raras, com responsabilidade socioambiental.

Com a operação da planta piloto e a perspectiva de novos investimentos, o Estado dá um passo importante rumo à liderança nacional na produção de minerais críticos para a indústria do futuro, em um modelo que alia desenvolvimento econômico à preservação ambiental.

Leia mais: 83 % das pontes e viadutos de Goiânia apresentam deterioração estrutural

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Mutirama reabre em Goiânia com 22 brinquedos; veja atrações

LAZER

Mutirama reabre em Goiânia com 22 brinquedos; veja atrações

Após passar por obras de recuperação e melhorias na segurança, parque volta a receber o público...
DF tem sétima saída temporária do ano com 1.479 presos beneficiados

Saidão

DF tem sétima saída temporária do ano com 1.479 presos beneficiados

Detentos devem retornar aos presídios até 13 de outubro; ausência no prazo pode resultar em perda...
Incêndio em apartamento mobiliza bombeiros na Asa Norte (DF)

Incêndio em edificação

Incêndio em apartamento mobiliza bombeiros na Asa Norte (DF)

Fogo foi controlado por equipe que estava nas proximidades; duas mulheres tiveram crises nervosas e ...
Piloto morre após avião cair em pátio de manutenção do metrô em BH

Acidente fatal

Piloto morre após avião cair em pátio de manutenção do metrô em BH

Monomotor atingiu estrutura de galpão e fiação elétrica antes de cair sobre os trilhos; incêndi...
PCDF resgata mais de 30 cães e gatos em situação de maus-tratos no Guará (DF)

resgate

PCDF resgata mais de 30 cães e gatos em situação de maus-tratos no Guará (DF)

Os animais viviam em ambiente insalubre, com alimentação inadequada e sem acesso à luz solar; res...
Caminhão atinge duas casas após possível falha nos freios em Caçu

Acidente

Caminhão atinge duas casas após possível falha nos freios em Caçu

Acidente ocorreu na noite de quinta-feira (8); uma pessoa estava dentro de uma das residências, mas...
Veja vídeo: homem armado com faca invade escola e rende funcionário em Senador Canedo

Crime

Veja vídeo: homem armado com faca invade escola e rende funcionário em Senador Canedo

Suspeito queria ver o filho, que estuda na unidade, apesar de uma medida restritiva; GCM interveio e...
OMS desaconselha medicamentos contra obesidade em menores de 10 anos

OBESIDADE INFANTIL

OMS desaconselha medicamentos contra obesidade em menores de 10 anos

Enquanto a organização recomenda mudanças no estilo de vida para crianças, Brasil avalia incorpo...