5 livros incríveis para o Dia da Literatura Brasileira
Nada de clássicos ou poesia — conheça autores nacionais que entregam suspense, fantasia e romances de qualidade nacional
Neste Dia da Literatura Brasileira, que tal sair do circuito dos clássicos e se perder em histórias envolventes escritas por autores nacionais? A produção literária do Brasil oferece romances intensos, thrillers psicológicos, fantasia e dramas comoventes — tudo com nossa própria identidade e sangue latino.
Selecionamos cinco livros de ficção nacional para quem quer celebrar a data com boas histórias que ficaram marcados na sua vida:
Suicidas – Raphael Montes – Suspense psicológico
O romance de estreia de Raphael Montes é um thriller envolvente sobre nove jovens que participam de um jogo mortal em um porão. Anos depois, a polícia analisa os diários e gravações para tentar entender o que realmente aconteceu. Cheio de tensão e reviravoltas, e um plot twist que vai te deixar de queixo caído é leitura obrigatória para fãs do gênero.
Deuses de Dois Mundos – PJ Pereira – Fantasia Neste primeiro volume da trilogia, um jornalista moderno se vê envolvido no mundo espiritual dos orixás. Misturando ação, mitologia iorubá e realismo fantástico, PJ Pereira cria uma fantasia original e rica em cultura afro-brasileira.
Serpentário – Felipe Castilho – Fantasia sombria / suspense
Após anos afastados, três irmãos voltam à cidade natal depois da morte do pai. Lá, descobrem segredos familiares e acontecimentos estranhos ligados a criaturas misteriosas. Uma narrativa inquietante, com atmosfera sombria e elementos míticos brasileiros.
A Máquina de Contar Histórias – Maurício Gomyde – Drama
Vinícius Becker é um escritor de sucesso que, após perder a esposa, precisa aprender a ser pai e reconquistar a filha adolescente. Uma história sobre luto, reconexão e empatia — com o poder da literatura como pano de fundo.
Controle – Natalia Borges Polesso – Romance
Neste romance, Natalia Borges Polesso apresenta a história de Nanda, uma jovem epiléptica que vive sob os cuidados dos pais e evita ao máximo o contato humano, exceto pela amiga Joana. A narrativa aborda temas como relações homoafetivas, desafios e as escolhas necessárias para que as pessoas se tornem quem desejam ser.