sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Congresso

Câmara aprova suspensão de deputado bolsonarista por ofensas a Gleisi Hoffmann

Gilvan da Federal (PL-ES) é afastado por três meses após declarações consideradas misóginas e ofensivas durante sessão na Casa Baixa

Thiago Borgespor em
Câmara aprova suspensão de deputado bolsonarista por ofensas a Gleisi Hoffmann
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6), a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por três meses.  A decisão, tomada por 15 votos a 4, decorre de declarações ofensivas feitas pelo parlamentar contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), durante uma audiência na Comissão de Segurança Pública. 

Na sessão de 29 de abril, Gilvan associou a ministra ao codinome “amante”, utilizado em planilhas da construtora Odebrecht durante a Operação Lava Jato, e afirmou que “deve ser uma prostituta do caramba”.  As acusações contra Gleisi foram arquivadas pelo Supremo Tribunal Federal em 2023.  As declarações provocaram tumulto e exigiram a intervenção da Polícia Legislativa.  

A Mesa Diretora da Câmara apresentou a denúncia ao Conselho de Ética, alegando que o deputado excedeu os limites da liberdade de expressão parlamentar e feriu a dignidade da Casa. O relator do processo, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), recomendou a suspensão do mandato por três meses, considerando a medida proporcional e necessária para preservar a integridade da instituição legislativa.  

Leia mais: Câmara e Alego devem ganhar novas cadeiras

Em pronunciamento antes da votação, Gilvan afirmou que não teve intenção de ofender e pediu desculpas a quem se sentiu atingido. Apesar disso, a suspensão foi aprovada, e durante o período de afastamento, o deputado ficará sem salário, cota parlamentar e verba de gabinete. Ele ainda pode recorrer da decisão ao plenário da Câmara. 

A ministra Gleisi Hoffmann apresentou uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal contra Gilvan, por injúria e difamação, solicitando a abertura de processo penal e o pagamento de R$ 30 mil por danos morais.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
câmara dos deputados Conselho de Ética gilvan da federal gleisi

Veja também

Propaganda eleitoral de TV e rádio termina nesta sexta-feira (23)

eleições 2026

Propaganda eleitoral de TV e rádio termina nesta sexta-feira (23)

Ainda ficam permitidas carreatas, passeatas e a distribuição de material impresso até este sábad...
Globo cancela novela por causa de debate entre Lula e Flávio; confira horários

2º TURNO DAS ELEIÇÕES

Globo cancela novela por causa de debate entre Lula e Flávio; confira horários

Presidenciáveis se enfrentam nesta sexta-feira (23), em encontro mediado por César Tralli
Alego

PARLAMENTO GOIANO

Disputa pela presidência da Alego tem vários nomes e nenhuma definição

Issy Quinan, Talles Barreto e outros deputados são cotados para o comando da Casa; na oposição, p...
Avanço do PL no Congresso acirra disputa para comandar Câmara e Senado

Congresso Nacional

Avanço do PL no Congresso acirra disputa para comandar Câmara e Senado

Partido de Flávio Bolsonaro terá maior bancada e trabalha para ter o presidente de uma das Casas; ...
TSE dá 24 horas para Meta e X explicarem regras de IA e conteúdos políticos

ELEIÇÕES 2026

TSE dá 24 horas para Meta e X explicarem regras de IA e conteúdos políticos

Decisão cobra informações sobre anúncios eleitorais, alcance de publicações e remoções
Mendonça diz que Lula e Flávio podem abrir sigilos sem autorização do TSE

Desafio entre candidatos

Mendonça diz que Lula e Flávio podem abrir sigilos sem autorização do TSE

André Mendonça afirma que cabe aos eleitores avaliar divulgação de sigilos
Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula registra 46% no segundo turno

Pesquisa eleitoral

Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula registra 46% no segundo turno

Pesquisa Datafolha aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula a três dias da eleição
Datafolha aponta Celina com 59% dos votos válidos no DF

POLÍTICA

Datafolha aponta Celina com 59% dos votos válidos no DF

Pesquisa mostra Leandro Grass com 41% e indica que 90% dos eleitores já definiram o voto a três di...