Polícia de GO e do RS prendem quadrilha suspeita de aplicar golpe de extorsão sexual pela internet
Quadrilha atraía vítimas com perfis falsos de mulheres, trocava fotos íntimas e depois extorquia dinheiro sob ameaça de denúncia por pedofilia.
Nesta terça-feira (13) a Polícia Civil de Goiás, com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, realizou uma operação contra um grupo suspeito de praticar extorsão sexual pela internet, no golpe conhecido como “Golpe da Novinha” ou sextortion.
Foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária, 12 de busca e apreensão, 12 medidas cautelares diversas, além do sequestro de bens avaliados em R$ 116 mil. As ações ocorreram nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Guaíba, Viamão e São Jerônimo.
A investigação começou após o relato de uma vítima em Goiás. Segundo a polícia, os criminosos criavam perfis falsos de mulheres em redes sociais e iniciavam conversas com vítimas, trocando fotos íntimas. Em seguida, alegavam que a mulher seria menor de idade e que a vítima teria cometido crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para pressionar, integrantes da quadrilha se passavam por pai da suposta menor e até por delegado de polícia, exigindo dinheiro para evitar a prisão da vítima.
As investigações identificaram que todos os envolvidos no esquema residem no Rio Grande do Sul, embora as vítimas estejam em Goiás. O grupo agia de forma organizada e com divisão de funções. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de extorsão e associação criminosa.