terça-feira, 27 de outubro de 2026
Crise no INSS

Lula se reúne com ministros para debater apoio à CPMI sobre fraudes no INSS

Reunião no Alvorada reúne ministros e líderes para discutir estratégia diante da iminente instalação da comissão, que pode expor irregularidades herdadas do governo Bolsonaro

Bruno Goulartpor em
Lula se reúne com ministros para debater apoio à CPMI sobre fraudes no INSS
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta sexta-feira (16), no Palácio da Alvorada, com ministros e líderes governistas para discutir o apoio à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O encontro contou com a presença de Jaques Wagner (PT-BA), Sidônio Palmeira, Rui Costa (PT-BA), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do ministro da Previdência, Wolney Queiroz.

Leia mais: Lula mantém esquerda e centrão tem ‘sentimento de abandono’

A base aliada está dividida sobre a melhor postura diante da comissão. Enquanto alguns senadores defendem o engajamento para direcionar os trabalhos, outros, como Jaques Wagner, apontam que o Congresso deveria priorizar temas mais relevantes e deixar as investigações a cargo da Polícia Federal. Nos bastidores, há a percepção de que a criação da CPMI é inevitável e que o governo deve agir para pautar os debates e associar as fraudes à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), declarou apoio enfático à CPMI e afirmou que o partido vai assinar o requerimento. Segundo ele, a investigação será ampla e aprofundada, seguindo o modelo das CPIs da Covid e do 8 de Janeiro. A fala ocorreu durante audiência com o ministro Wolney Queiroz, na Comissão de Transparência do Senado, e causou incômodo em parte da base governista, que teme desgastes políticos com a instalação do colegiado.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
CPMI fraudes no INSS Lula

Veja também

Flávio Bolsonaro

Deixou o Brasil

Ida de Flávio Bolsonaro aos EUA abre debate sobre possível fuga da Justiça

Advogados avaliam se saída do senador pode ser considerada fuga e se decisão do ministro do STF fo...
Wellington Luiz assume o GDF nesta quarta-feira (28) durante afastamento de Celina Leão

POLÍTICA

Wellington Luiz assume o GDF nesta quarta-feira (28) durante afastamento de Celina Leão

Presidente da CLDF ficará à frente do Executivo por período inicial de 10 dias, enquanto governad...
Ex-secretário do México e aliado de Trump diz que Flávio chegou aos EUA

Fuga

Ex-secretário do México e aliado de Trump diz que Flávio chegou aos EUA

Simón Levy afirmou que fuga do senador foi articulada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rub...
Lula

Quarto mandato

Lula inicia articulações para definir ministros do governo a partir de 2027

Presidente se reúne com líderes do Congresso e avalia nomes de aliados e partidos do Centrão para...
Daniel Vilela escolhe José Frederico para substituir Fátima Gavioli na Educação de Goiás

Mudança no Secretariado

Daniel Vilela escolhe José Frederico para substituir Fátima Gavioli na Educação de Goiás

A titular da Seduc aceitou o convite do governador eleito, Sérgio Moro (PL), e irá assumir a pasta...
Flávio teria fugido para os EUA e planeja pedir asilo político para Trump

Fuga

Flávio teria fugido para os EUA e planeja pedir asilo político para Trump

Decisão de deixar o país teria sido tomada após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determina...
Aliados de Flávio Bolsonaro temem prisão preventiva após descumprimento de ordem do STF

prisão preventiva

Aliados de Flávio Bolsonaro temem prisão preventiva após descumprimento de ordem do STF

Senador não entregou os passaportes no prazo determinado por Alexandre de Moraes e está sem contat...
Caiado

BASTIDORES DA POLÍTICA

Caiado admite possibilidade de disputar o governo de Goiás em 2030

Ex-governador afirma que não pretende se aposentar da vida pública e planeja concentrar atuação ...