O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Crise no INSS

Lula se reúne com ministros para debater apoio à CPMI sobre fraudes no INSS

Reunião no Alvorada reúne ministros e líderes para discutir estratégia diante da iminente instalação da comissão, que pode expor irregularidades herdadas do governo Bolsonaro

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 16 de maio de 2025
Lula se reúne com ministros para debater apoio à CPMI sobre fraudes no INSS
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta sexta-feira (16), no Palácio da Alvorada, com ministros e líderes governistas para discutir o apoio à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O encontro contou com a presença de Jaques Wagner (PT-BA), Sidônio Palmeira, Rui Costa (PT-BA), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do ministro da Previdência, Wolney Queiroz.

Leia mais: Lula mantém esquerda e centrão tem ‘sentimento de abandono’

A base aliada está dividida sobre a melhor postura diante da comissão. Enquanto alguns senadores defendem o engajamento para direcionar os trabalhos, outros, como Jaques Wagner, apontam que o Congresso deveria priorizar temas mais relevantes e deixar as investigações a cargo da Polícia Federal. Nos bastidores, há a percepção de que a criação da CPMI é inevitável e que o governo deve agir para pautar os debates e associar as fraudes à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), declarou apoio enfático à CPMI e afirmou que o partido vai assinar o requerimento. Segundo ele, a investigação será ampla e aprofundada, seguindo o modelo das CPIs da Covid e do 8 de Janeiro. A fala ocorreu durante audiência com o ministro Wolney Queiroz, na Comissão de Transparência do Senado, e causou incômodo em parte da base governista, que teme desgastes políticos com a instalação do colegiado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também