O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 18 de junho de 2025
Dia Nacional

Campanha “Faça Bonito” promove ações de combate ao abuso sexual infantil em Goiás

Atividades de saúde, cultura e conscientização marcam o mês de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no estado

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 17 de maio de 2025
Campanha “Faça Bonito” promove ações de combate ao abuso sexual infantil em Goiás
Foto: SES-GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza neste mês ações alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A campanha “Faça Bonito” contará com atividades no Parque Flamboyant, em Goiânia, neste domingo (18), das 8h às 11h, com serviços como vacinação contra a influenza, auriculoterapia, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

No dia 24, a mobilização segue no Portal Shopping, em Aparecida de Goiânia, com apresentações teatrais, atividades lúdicas e orientações de prevenção.

Leia mais: Prisão de secretário em Anápolis expõe uso político de páginas anônimas

Durante as ações, será lançado o boletim “Violência Sexual Infanto Juvenil em Goiás”, que aponta maior incidência de casos nas faixas etárias de 5 a 14 anos, com predominância entre meninas negras.

Segundo a SES-GO, 90% das ocorrências entre 2015 e 2024 aconteceram no ambiente doméstico. A coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes, Maria de Fátima Rodrigues, alerta que a vulnerabilidade física e emocional das crianças mais novas as torna alvos mais fáceis.

A campanha é promovida em parceria com o Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual e diversas instituições públicas e civis. Além das ações presenciais, um vídeo com orientações sobre como identificar e denunciar casos foi divulgado no canal da SES no YouTube. Em 2024, o Disque 100 já registrou 4,3 milhões de violações contra crianças e adolescentes no Brasil — um aumento de 22,6% em relação ao ano anterior.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também