Virginia Fonseca é confirmada como nova rainha de bateria da Grande Rio
Influenciadora estreia no Carnaval e promete dedicação à escola de Duque de Caxias
Virginia Fonseca foi oficialmente anunciada como a nova rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio. A influenciadora digital assume o posto ocupado anteriormente pela atriz Paolla Oliveira, que reinou à frente da bateria da escola em sete carnavais. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (22), durante visita de Virginia ao barracão da agremiação, na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro.
A escolha marca a estreia de Virginia no mundo do Carnaval. Segundo informações divulgadas pelo g1 e pelo portal Metrópoles, o convite partiu da diretoria da escola para o desfile de 2026. A coroação da nova rainha está prevista para acontecer ainda este ano, em um evento na quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias.
De acordo com a presidência da agremiação, a escolha de Virginia faz parte da proposta da escola de estabelecer diálogo com novos públicos e fortalecer sua presença no ambiente digital. “A Grande Rio é feita de tradição, mas também de inovação. A Virginia é carismática, popular e tem uma energia contagiante. Ela tem tudo a ver com a nossa bateria”, afirmou Jayder Soares, presidente de honra da escola.
Nas redes sociais, Virginia celebrou o convite e publicou: “Alô, Comunidade de Caxias! Muita honra de chegar aqui e estar junto com vocês na Grande Rio. Que seja o início de uma história linda. O nosso Carnaval já começou”, escreveu ela em conjunto com o perfil oficial da escola no Instagram.
Em declaração à imprensa, a influenciadora reforçou o entusiasmo pela oportunidade: “O que as escolas fazem no Carnaval é muito surreal, eu sempre tive muita vontade de estar aqui. Quando recebi o convite da Grande Rio e tive a primeira conversa com a diretoria, vi que era aqui o lugar que eu queria estar. O brilho no olho, o amor e a garra com que me falaram zerou qualquer dúvida”, afirmou.
Primeira experiência de Virginia Fonseca no Carnaval
Esta será a primeira vez que Virginia Fonseca participará ativamente de um desfile de escola de samba. Ela chega à Grande Rio após a despedida de Paolla Oliveira, que ocupou o cargo de rainha de bateria em duas passagens pela agremiação: entre 2009 e 2010, e de 2020 até 2025.

A influenciadora desembarcou no Rio de Janeiro na manhã de quinta-feira (22) e, vestindo as cores da escola, visitou o barracão na Cidade do Samba. Ela também participou de um almoço com integrantes da diretoria da Grande Rio, antes de oficializar a parceria.
Virginia destacou que se identifica com a proposta de inovação da agremiação. “Sei que a escola gosta de inovar e não tem medo de se arriscar. Temos isso em comum. Estou aqui para mais este desafio da minha vida, disposta a aprender… Aprender e aprender”, afirmou ela, destacando que contará com o apoio da comunidade de Duque de Caxias.
A coroação, segundo a escola, deve acontecer ainda este ano, mas a data e o formato do evento não foram divulgados até o momento.

Repercussão nas redes sociais
O anúncio da escolha de Virginia como nova rainha de bateria da Grande Rio gerou grande repercussão nas redes sociais, com a maior parte dos comentários sendo de críticas. Poucas horas após a divulgação oficial no perfil da escola no Instagram, a postagem acumulava mais de 18 mil comentários, a maioria questionando a escolha.
Entre as críticas, muitos internautas mencionaram a falta de ligação da influenciadora com o samba e com a tradição carnavalesca da escola, conhecida por enredos que destacam temas afro-brasileiros. “Eu quero ver ela cantar um samba que fale de Exu, Exu do lodo… e tudo o que envolve o candomblé e religiões de matriz africana”, comentou uma usuária, referindo-se à identidade cultural da Grande Rio.
Outros comentários ironizaram a escolha: “Deixaram o samba morrer, Alcione” e “Bora organizar o vaiaço na Sapucaí” estavam entre as manifestações mais curtidas.
A polêmica também ganhou destaque fora do Instagram. O nome da escola entrou para os assuntos mais comentados no X, antigo Twitter, logo após o anúncio. Parte dos usuários criticou o fato de Virginia não ter vínculo prévio com o Carnaval ou com a escola, enquanto outros destacaram sua relação com a CPI das bets, que também foi mencionada nas críticas.
Virginia Fonseca, por sua vez, concluiu sua mensagem de boas-vindas com um compromisso: “Comunidade de Caxias, conte com minha dedicação, porque eu conto com a ajuda de vocês. Grande Rio, obrigada por esta oportunidade e, saibam, aqui tem uma pessoa que não vai medir esforços para honrar estar à frente da bateria.”