O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Nos EUA

PT quer cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro

Inquérito deve investigar ações do político, que está licenciado do mandato, nos EUA

Felipe Cardosopor Felipe Cardoso em 26 de maio de 2025
Eduardo Bolsonaro Foto: Reprodução
Eduardo Bolsonaro Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que vai solicitar ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão da sigla ocorre após a Procuradoria-Geral da República (PGR) requisitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar a atuação do deputado nos Estados Unidos contra o Judiciário brasileiro. 

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que, apesar de Eduardo estar licenciado desde 20 de março, ele continua sendo deputado e, portanto, sujeito à análise do Conselho de Ética. Farias destacou a gravidade das ações de Eduardo, que, segundo ele, envolvem conspiração contra o STF e disseminação de informações falsas sobre uma suposta ditadura no Brasil. 

A PGR, representada pelo procurador-geral Paulo Gonet, argumenta que Eduardo Bolsonaro tem adotado um “tom intimidatório” para influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado. Gonet também mencionou que as ameaças se intensificaram após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, considerar a possibilidade de sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. 

Leia mais: Bolsonaro critica regulação digital e alerta para “censura” nas redes sociais

Eduardo Bolsonaro, por sua vez, anunciou que se licenciaria do mandato para permanecer nos EUA, alegando perseguição política e afirmando que buscaria sanções contra Moraes e anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O caso agora aguarda a decisão do STF sobre a abertura do inquérito e a análise do pedido de cassação no Conselho de Ética.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também