O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Viagem internacional

Na Finlândia, Vilela conhece modelo que usa tecnologia para ampliar acesso à educação

Vice-governador lidera missão internacional em busca de soluções para aprimorar serviços públicos

Thiago Borgespor Thiago Borges em 30 de maio de 2025
Na Finlândia, Vilela conhece modelo que usa tecnologia para ampliar acesso à educação
Foto: Divulgação

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), conheceu nesta sexta-feira (30) o modelo finlandês de utilização da tecnologia para ampliar o acesso à educação e à cultura. Em visita à Oodi, biblioteca digital localizada em Helsinque, que reúne um dos maiores acervos digitais do mundo, Vilela destacou a Finlândia como referência global na oferta de serviços públicos de excelência.

“A Finlândia é reconhecida por sua qualidade na educação, saúde, segurança pública e transporte coletivo. Viemos conhecer de perto esses modelos para que possamos levar esse conhecimento a Goiás”, afirmou o vice-governador, ao ressaltar que o objetivo é aprender com os modelos mais avançados do mundo e levar os conhecimentos para Goiás.

Inaugurada em 2018, a Oodi é visitada por milhares de pessoas todos os meses. O sucesso da instituição vai além da oferta de livros: o espaço proporciona experiências inovadoras e inclusivas. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, ressaltou que o local conta com jogos, impressoras 3D, espaços maker, áreas infantis e ambientes voltados para famílias — promovendo a inclusão digital e cultural.

Segundo o secretário, a biblioteca é resultado de um processo participativo. “Os cidadãos foram ouvidos sobre o que gostariam de encontrar em uma biblioteca para frequentar sozinhos ou com suas famílias. O resultado é a democratização efetiva do acesso à educação e à cultura”, pontuou.

O espaço também dispõe de instrumentos musicais, estúdios de gravação, máquinas de costura abertas ao uso do público, estações de coworking e até um acervo de consoles e games, voltados à criatividade e ao bem-estar dos usuários.

Leia mais: Brasil é convidado para reunião do G7

Missão internacional

A missão internacional liderada por Daniel Vilela segue até o dia 4 de junho, com visitas a instituições e empresas de destaque na Finlândia e em Singapura. O objetivo é aprender com os modelos mais avançados do mundo, adaptá-los à realidade goiana e firmar possíveis parcerias estratégicas. A primeira parada da missão foi na Estônia, onde a comitiva goiana participou da e-Governance Conference 2025, um dos mais importantes fóruns internacionais sobre governo digital.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também