O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 10 de janeiro de 2026
Fuga do país

Zambelli chama de “inconstitucional” pedido de prisão feito pela PGR

Deputada afirma que só poderia ser presa em flagrante e por crime inafiançável; STF pode autorizar prisão preventiva

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 3 de junho de 2025
Zambelli chama de “inconstitucional” pedido de prisão feito pela PGR
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) reagiu nas redes sociais ao pedido de prisão preventiva apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira (3).

Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), a parlamentar classificou a medida como “inconstitucional” e alegou que, como deputada, só poderia ser detida em flagrante e por crime inafiançável. “Vão rasgar a nossa Constituição de novo?”, questionou.

O pedido da PGR foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deve autorizar a prisão.

Leia mais: Mesmo com superávit e parecer do TCM, Paço insiste na calamidade

De acordo com a CNN, a justificativa principal é que há fortes indícios de que Zambelli deixou o país com a intenção de escapar da pena de dez anos a que foi condenada pelo Supremo. A prisão preventiva, nesse contexto, seria necessária para assegurar a aplicação da lei penal.

Atualmente nos Estados Unidos, Zambelli afirmou que pretende ir para a Itália nos próximos dias. A deputada disse ter dupla cidadania e alegou que seria “intocável” em território italiano, demonstrando pouca preocupação com a possibilidade de extradição.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também