O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Política Goiana

Gracinha Caiado amplia benefícios e se fortalece com assistência social 

A pauta foi a marca registrada da primeira-dama durante a gestão de Ronaldo Caiado. Com o anúncio de que entrará na política em 2026, essas ações podem indicar como será a sua futura atuação no mandato como senadora, caso ganhe 

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 4 de junho de 2025
Bruno Peixoto, Gracinha Caiado e Tales Barreto
Vice-prefeita de Goiânia: “Politicamente falando, esse alinhamento da Região Metropolitana com o Governo do Estado é um fato que facilita muito” || Foto: Romullo Carvalho/Secom

A pré-candidata ao Senado Federal, primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou novos programas sociais na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta terça-feira (3). A primeira-dama apresentou projetos de lei que contemplam a criação de benefício para famílias com crianças e adolescentes com deficiência e destinam R$ 100 milhões para reformas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Estado. 

De acordo com o governo estadual, a medida nos centros de assistências visa suprir a defasagem histórica nos repasses federais, que têm inviabilizado as melhorias estruturais. Além disso, também cria o Pró-Goiás Atleta, um programa para esportistas goianos com o dobro de bolsas e valores reajustados em relação ao programa anterior. 

Do ponto de vista político, Gracinha ampliou benefícios e se fortalece com a assistência social. A pauta foi a marca registrada da primeira-dama durante a gestão de Ronaldo Caiado. Com o anúncio de que entrará na política em 2026, essas ações podem indicar como será a sua futura atuação no mandato como senadora, caso ganhe. 

Leia mais: Vereadores denunciam tratamento truculento de Mabel aos “mais pobres”

De acordo com as informações oficiais, esses que podem ser os últimos projetos apresentados por ela como coordenadora do Goiás Social, preveem o investimento de R$ 122 milhões ainda neste ano. No evento, a primeira-dama enfatizou que as propostas aperfeiçoam iniciativas já existentes e irão ampliar a rede de proteção local.  

Para a Capital 

Ao HOJE, a vice-prefeita de Goiânia, tenente-coronel Cláudia Silva Lira (Avante), disse que os recursos são relevantes para a Capital do ponto de vista social. “Para nós é extremamente importante. Nós temos buscado participar de todos os processos seletivos de recursos que estão disponibilizados pelo governo estadual. Estamos participando do último processo seletivo apresentando projetos na área de assistência social da Secretaria da Retomada. E pensar no programa como o Equipa, para estruturar os Cras e Creas, é muito importante para continuar prestando esse tipo de serviço”, pontua. “Politicamente falando, esse alinhamento da Região Metropolitana, dos prefeitos da Região, com o governo do Estado é um fato que facilita muito”, completa.  

Reunião com deputados

“Vim entregar pessoalmente devido à importância desses dois projetos”, explica a primeira-dama durante reunião com o presidente da Alego, Bruno Peixoto, e demais deputados. “Nosso dever e nossa obrigação é apoiar as pessoas”, completa Gracinha, que estava acompanhada dos secretários de Estado Rudson Guerra, do Esporte e Lazer, e Wellington Matos, do Desenvolvimento Social. 

“Estamos falando de 6 mil famílias, sendo que somente 411 recebem o BPC [Benefício de Prestação Continuada]. Precisamos enfrentar essa situação e apoiar essas famílias. Temos o Protege, que é exatamente para combater a pobreza e tratar da desigualdade; das crianças, adultos e idosos que vivem em Goiás”, menciona Gracinha sobre a fonte de recursos do programa. 

Bruno garantiu  

Bruno Peixoto garantiu à primeira-dama que a Casa de Leis vai tratar o Pacote Social com celeridade. “Todos sabem o carinho que os deputados têm para com dona Gracinha e o cuidado dela com as pessoas, em especial aquelas que se encontram em vulnerabilidade social. Então, vamos trabalhar para que os relatórios sejam entregues hoje e votados na Comissão Mista”, assegurou. “Que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível.” (Especial para O Hoje)

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também