Festival Italiano de Nova Veneza bate recorde de público e recebe 150 mil visitantes em quatro dias
Edição 2025 reforça tradições com novas atrações, pratos inéditos e estrutura ampliada; aumento de público superou estimativas da organização
A 19ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, encerrada no último domingo (8), registrou público recorde: cerca de 150 mil pessoas passaram pela cidade durante os quatro dias de festa, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar. O número supera em 25% a estimativa inicial da organização, que previa 130 mil visitantes. Em 2024, o evento havia reunido 120 mil pessoas.
Considerado um dos maiores eventos culturais de Goiás, o festival reforçou em 2025 sua vocação para a valorização da herança italiana com uma combinação de shows, pratos típicos, decoração temática e ações que visaram ampliar a acessibilidade e o conforto dos visitantes. Entre as novidades desta edição estavam a adoção de cardápio digital e totens de autoatendimento, além da ampliação da estrutura com mais mesas e cadeiras, novo banheiro público com 30 cabines e transfer gratuito entre o estacionamento do Parque Agropecuário e a Praça da Matriz.
Na gastronomia, a Cantina da Nonna manteve os preços do ano anterior e surpreendeu com o lançamento do Linguini della Nonna com Filé e Funghi, que vendeu mais de mil pratos, e o tiramisù, que esgotou antes do fim da festa. Como já é tradição, o trabalho das cozinheiras começou com uma oração coletiva antes da abertura da cozinha.
Na programação cultural, o festival contou com atrações de destaque. A dupla paulistana Tenores do Brasil encantou o público ao descer do palco e cantar entre os visitantes. O Baile de Máscaras trouxe o clima do carnaval veneziano com performance da cantora Anna Paula Drigo, em um repertório que mesclou tarantelas e marchinhas. Outra estreia marcante foi a do cantor goiano Almir Pessoa, que interpretou clássicos italianos em ritmo de música caipira.
Figuras conhecidas do festival também retornaram aos holofotes. Izadora Cruz e Jordanna Félix, que cantavam no coral infantil do evento, voltaram agora como dupla sertaneja para uma apresentação no almoço de domingo, mesclando o repertório italiano com batidas contemporâneas. Já o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro trouxe danças típicas com trajes tradicionais, enquanto o panelaço coletivo das cozinheiras marcou o encerramento da edição com alegria e emoção.
A decoração do evento também chamou atenção. Manequins vestidos com macarrões coloridos e um traje confeccionado com mais de 250 pães se tornaram atrações à parte, sendo amplamente fotografados pelo público.
Com estrutura aprimorada, atrações diversificadas e um público cada vez maior, o Festival Italiano de Nova Veneza reafirma seu lugar no calendário cultural goiano e encerra a edição de 2025 com recordes e elogios. A 20ª edição já está no horizonte — e com expectativa ainda mais alta.