O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
propriedade

Goiás assume propriedade da Caverna Terra Ronca I e reforça preservação ambiental

Localizada entre São Domingos e Guarani de Goiás, caverna integra um dos maiores complexos espeleológicos da América do Sul, com mais de 300 atrativos naturais

Micael Silvapor Micael Silva em 13 de junho de 2025
Goiás assume propriedade da Caverna Terra Ronca I e reforça preservação ambiental Foto:Divulgação/Semad
Goiás assume propriedade da Caverna Terra Ronca I e reforça preservação ambiental Foto:Divulgação/Semad

A Caverna Terra Ronca I, que dá nome ao Parque Estadual de Terra Ronca, agora pertence oficialmente ao Estado de Goiás. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO) desapropriou a Fazenda Terra Ronca, garantindo a propriedade pública da caverna e reforçando a preservação ambiental.

A PGE explicou que divergências nos registros anteriores ocorreram por conta de práticas antigas da região, onde moradores utilizavam diferentes nomes e apelidos em documentos. Com as mudanças recentes na legislação, que passaram a reconhecer contratos administrativos com a mesma força de escritura pública, o processo de desapropriação avançou com mais agilidade.

Criado em 1989 e delimitado em 1996, o parque tem como missão preservar a fauna, a flora, os mananciais e as áreas cavernosas. Além das cavernas, o local abriga cachoeiras, rios de água cristalina, cascatas, dolinas e uma rica biodiversidade adaptada ao ambiente subterrâneo.

Antes da criação da unidade de conservação, a região se sustentava por meio da agropecuária e do extrativismo. Hoje, o parque se destaca pelo ecoturismo e pela valorização dos recursos naturais, consolidando-se como um patrimônio ambiental e científico de Goiás.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também