O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Acidente

Acidente com helicóptero mata sete peregrinos hindus no Norte da Índia

Aeronave caiu minutos após decolar de Kedarnath

Micael Silvapor Micael Silva em 15 de junho de 2025
Acidente com helicóptero mata sete peregrinos hindus no Norte da Índia Foto: Divulgação
Acidente com helicóptero mata sete peregrinos hindus no Norte da Índia Foto: Divulgação

Um helicóptero que transportava peregrinos hindus caiu na manhã deste domingo (15/6) no Estado de Uttarakhand, no Norte da Índia, matando as sete pessoas que estavam a bordo. A aeronave havia decolado da cidade-templo de Kedarnath e seguia para Guptkashi, outro destino importante da peregrinação hindu nos Himalaias.

De acordo com autoridades locais, o acidente ocorreu poucos minutos após a decolagem, durante um voo que deveria durar apenas 10 minutos. O helicóptero caiu por volta das 5h30 (horário local) em uma área florestal próxima à rota de peregrinação. As primeiras investigações apontam que o mau tempo pode ter contribuído para o acidente.

A empresa privada Aryan Aviation, especializada em táxis aéreos, operava a aeronave. O voo integrava o aumento no transporte de peregrinos típico desta época do ano, quando Kedarnath , um dos quatro santuários mais sagrados do hinduísmo , recebe milhares de fiéis. Muitos peregrinos optam pelo transporte aéreo devido ao terreno montanhoso e de difícil acesso.

Série de acidentes

O acidente com o helicóptero ocorre apenas três dias após uma tragédia de grandes proporções envolvendo um voo comercial da Air India. Na última quinta-feira (12/6), um Boeing 787 com destino a Londres caiu sobre um albergue estudantil em Ahmedabad, no Estado de Gujarat, matando 241 pessoas a bordo e ao menos 29 em terra. Apenas um passageiro sobreviveu ao desastre.

Leia mais:Conflito entre Israel e Irã se intensifica; Teerã promete resposta “pesada e destrutiva”

Em Uttarakhand, os acidentes com helicópteros têm sido recorrentes. Em 7 de junho, uma aeronave que sobrevoava o Vale de Kedarnath precisou fazer um pouso de emergência em uma rodovia devido a uma falha técnica. O piloto ficou ferido, mas os cinco passageiros escaparam ilesos. No mês anterior, em 8 de maio, outro helicóptero caiu no distrito de Uttarkashi, matando seis pessoas, incluindo o piloto.

Medidas emergenciais

Equipes de resgate iniciaram as buscas imediatamente após o acidente deste domingo. Nandan Singh Rajwar, da gestão local de desastres, afirmou que as autoridades abrirão uma investigação e revisarão os protocolos operacionais para voos na região.

Com o aumento da procura por voos de peregrinação e os riscos do clima e do relevo, autoridades indianas sofrem pressão para reforçar a segurança e fiscalizar melhor os serviços aéreos em áreas remotas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também