O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
Saúde

Baixa adesão à vacina contra gripe preocupa em Goiânia, mas supera média estadual

Em 2025, Goiás já contabiliza 27 mortes por gripe, das quais 15 foram causadas pelo vírus Influenza A/H1N1

Micael Silvapor Micael Silva em 15 de junho de 2025
Baixa adesão à vacina contra gripe preocupa em Goiânia, mas supera média estadual Foto: Divulgação
Baixa adesão à vacina contra gripe preocupa em Goiânia, mas supera média estadual Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe segue com baixa adesão em Goiânia. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na última quarta-feira (11), 305.086 pessoas foram imunizadas na capital, o que representa uma cobertura vacinal de apenas 37,52% do público-alvo. O índice, apesar de insuficiente, ainda supera a média estadual, que é de apenas 28,17%, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% das pessoas dos grupos prioritários até o fim do ano. No entanto, tanto a capital quanto o restante do estado estão longe de atingir esse objetivo. A situação preocupa as autoridades de saúde, especialmente diante dos números crescentes de casos e óbitos pela doença.

Em 2025, Goiás já contabiliza 27 mortes por gripe, das quais 15 foram causadas pelo vírus Influenza A/H1N1. Até o momento, o estado aplicou 859.990 doses da vacina contra a Influenza e confirmou 480 casos da doença, sendo 125 do tipo H1N1. O avanço da gripe também se reflete na alta de internações: os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que exigem hospitalização, aumentaram 32% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A SMS alerta para a importância da vacinação, especialmente entre crianças, idosos e gestantes, que fazem parte dos grupos mais vulneráveis. A vacina protege contra as cepas mais prevalentes do vírus da gripe em circulação e, mesmo que o imunizado contraia a doença, ela evita quadros graves, reduz a necessidade de internações e diminui a mortalidade.

Com outras vacinas

Além disso, a vacina contra a Influenza pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário nacional. É segura para todas as faixas etárias e recomendada inclusive para gestantes, pessoas com deficiência ou com comorbidades.

Para ampliar o acesso da população, a Prefeitura de Goiânia mantém 62 salas de vacinação ativas em todas as regiões da cidade. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Algumas delas, como o Centro Municipal de Vacinação (CMV), CIAMS Urias Magalhães e unidades de pronto atendimento (UPAs), também operam aos finais de semana e feriados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também