O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
recorde

Goiás registra recorde no abate de bovinos e se consolida como potência pecuária em 2025

Com mais de 1 milhão de cabeças abatidas no 1º trimestre, estado alcança a 3ª posição nacional e amplia exportações de carne e animais vivos

Micael Silvapor Micael Silva em 17 de junho de 2025
Goiás registra recorde no abate de bovinos e se consolida como potência pecuária em 2025 Foto: Lucas Eugênio
Goiás registra recorde no abate de bovinos e se consolida como potência pecuária em 2025 Foto: Lucas Eugênio

Goiás iniciou o ano de 2025 com resultados expressivos na pecuária bovina. Segundo a Pesquisa Trimestral da Pecuária, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado abateu 1 milhão de cabeças de bovinos no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Esse desempenho garantiu a Goiás a terceira posição no ranking nacional de abates, reforçando o protagonismo estadual no setor. O levantamento mostra também um aumento significativo no número de fêmeas abatidas, o que evidencia uma estratégia voltada para a produção de carnes nobres. Foram 476,9 mil bois, 356,9 mil vacas e 177,5 mil novilhas abatidos no período.

A secretária interina de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Glaucilene Carvalho, destaca que o resultado é fruto do investimento em tecnologia e das políticas públicas voltadas à modernização do campo. 

“Esse resultado reforça o compromisso de Goiás com uma pecuária moderna, eficiente e sustentável. Temos um rebanho de qualidade, produtores com mais tecnologias e políticas públicas alinhadas com as exigências dos mercados. O crescimento no abate de fêmeas jovens indica uma produção voltada para carnes de maior valor agregado, que geram renda, empregos e fortalecem a imagem do estado no cenário nacional e internacional”, destaca.

No campo das exportações, o estado também apresentou alta. As vendas externas de carne bovina cresceram 8,6% em relação ao mesmo período de 2024. Já a exportação de bovinos vivos alcançou US$ 1,4 milhão entre janeiro e abril de 2025 — valor mais de quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior, segundo a Plataforma Aroeira, da Seapa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também