sexta-feira, 7 de agosto de 2026
recorde

Goiás registra recorde no abate de bovinos e se consolida como potência pecuária em 2025

Com mais de 1 milhão de cabeças abatidas no 1º trimestre, estado alcança a 3ª posição nacional e amplia exportações de carne e animais vivos

Micael Mourapor Micael Moura em
Goiás registra recorde no abate de bovinos e se consolida como potência pecuária em 2025 Foto: Lucas Eugênio
Goiás registra recorde no abate de bovinos e se consolida como potência pecuária em 2025 Foto: Lucas Eugênio

Goiás iniciou o ano de 2025 com resultados expressivos na pecuária bovina. Segundo a Pesquisa Trimestral da Pecuária, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado abateu 1 milhão de cabeças de bovinos no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Esse desempenho garantiu a Goiás a terceira posição no ranking nacional de abates, reforçando o protagonismo estadual no setor. O levantamento mostra também um aumento significativo no número de fêmeas abatidas, o que evidencia uma estratégia voltada para a produção de carnes nobres. Foram 476,9 mil bois, 356,9 mil vacas e 177,5 mil novilhas abatidos no período.

A secretária interina de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Glaucilene Carvalho, destaca que o resultado é fruto do investimento em tecnologia e das políticas públicas voltadas à modernização do campo. 

“Esse resultado reforça o compromisso de Goiás com uma pecuária moderna, eficiente e sustentável. Temos um rebanho de qualidade, produtores com mais tecnologias e políticas públicas alinhadas com as exigências dos mercados. O crescimento no abate de fêmeas jovens indica uma produção voltada para carnes de maior valor agregado, que geram renda, empregos e fortalecem a imagem do estado no cenário nacional e internacional”, destaca.

No campo das exportações, o estado também apresentou alta. As vendas externas de carne bovina cresceram 8,6% em relação ao mesmo período de 2024. Já a exportação de bovinos vivos alcançou US$ 1,4 milhão entre janeiro e abril de 2025 — valor mais de quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior, segundo a Plataforma Aroeira, da Seapa.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Lembra do Jacaré, do É o Tchan? Veja o que ele faz hoje no Canadá

MISTURA DO BRASIL COM O CANADÁ

Lembra do Jacaré, do É o Tchan? Veja o que ele faz hoje no Canadá

Aos 54 anos, Edson Cardoso deixou os palcos para trás, construiu uma nova carreira e atualmente ocu...
Ciclone-bomba deixa um morto e causa estragos no Sul

Ventos de 132 km/h

Ciclone-bomba deixa um morto e causa estragos no Sul

Tempestade provocou ventos de até 132 km/h, atingiu dezenas de municípios gaúchos e mantém estad...
Caminhão invade salão paroquial e deixa duas pessoas mortas em Crixás

TRAGÉDIA

Caminhão invade salão paroquial e deixa duas pessoas mortas em Crixás

Motorista do caminhão e uma funcionária da Igreja Católica morreram no acidente registrado na cid...
Grave acidente na GO-010 deixa cinco mortos e mobiliza equipes de resgate em Goiás

Tragédia no Trânsito

Grave acidente na GO-010 deixa cinco mortos e mobiliza equipes de resgate em Goiás

Colisão envolveu caminhão, ônibus com cerca de 40 passageiros e dois veículos; bebê está entre...
Vendaval coloca cerca de 50 cidades de Goiás em alerta para ventos de até 60 km/h;confira

Alerta

Vendaval coloca cerca de 50 cidades de Goiás em alerta para ventos de até 60 km/h;confira

Aviso do Inmet indica perigo potencial nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do estado; rajadas já f...
PRF apreende 2,2 mil ampolas emagrecedoras em Guapó

CONTRABANDO

PRF apreende 2,2 mil ampolas emagrecedoras em Guapó

PRF apreende 2,2 mil ampolas de medicamentos para emagrecimento escondidas em carro na BR-060, em Gu...
Lei

SEGURANÇA

Lei amplia penas para crimes sexuais contra crianças e adolescentes com uso de IA

Norma amplia a atuação da polícia no ambiente digital e aumenta as punições para crimes de alic...
Investigação aponta histórico de agressões e prende pai e madrasta de menino de 3 anos morto no Tocantins

Caso Gustavo

Investigação aponta histórico de agressões e prende pai e madrasta de menino de 3 anos morto no Tocantins

Laudos periciais descartam, inicialmente, a hipótese de afogamento e apontam múltiplas lesões com...