O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Negado

Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid

Ministro do STF classificou recurso dos advogados do ex-presidente como “protelatório”

Thiago Borgespor Thiago Borges em 17 de junho de 2025
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rejeitou nesta terça-feira (17) o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para anular o acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

A solicitação da defesa do ex-presidente aconteceu na última segunda-feira (16), após a revista Veja publicar que Cid teria mentido na oitiva na Suprema Corte, na última semana. O ex-ajudante de ordens é um dos réus por tentativa de golpe de Estado — o único com acordo de delação premiada. 

O entendimento de Moraes é que o atual momento da ação penal não é adequado para análise de anulação de acordo. Além disso, o ministro garantiu na decisão proferida que o pedido já foi negado anteriormente durante a tramitação do processo.

Leia mais: Kassab traça alternativas e ensaia voo próprio do Centrão em 2026

“Dessa maneira, o atual momento processual é absolutamente inadequado para pedidos protelatórios, caracterizados por repetição de pedidos indeferidos anteriormente”, afirmou o magistrado. A defesa do ex-presidente alegou que Cid descumpriu as cláusulas de sigilo assinadas no acordo com a Polícia Federal (PF), a respeito das investigações da trama golpista.

Durante o depoimento prestado no STF, Cid foi questionado pelos advogados de Bolsonaro. Na ocasião, o ex-ajudante de ordens negou a utilização dos perfis do Instagram, @gabrielar702 e Gabriela R — identificados com o mesmo nome da esposa do tenente-coronel —, para se comunicar com demais investigados. Além disso, o militar afirmou não saber se o perfil era de sua esposa. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também