O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Tecnologia

Explosão de foguete Starship expõe nova falha nos testes da SpaceX

Um foguete Starship explodiu em novo teste, na noite de quarta-feira

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 19 de junho de 2025
Explosão de foguete Starship expõe nova falha nos testes da SpaceX
Foto: Reprodução

Um foguete Starship, da empresa SpaceX, explodiu durante um teste na base Starbase, no Texas, na noite de quarta-feira (18). A explosão ocorreu por volta das 23h, horário local (1h da manhã de quinta no Brasil), enquanto a nave se preparava para o décimo teste de voo. Segundo comunicado da empresa, a nave “sofreu uma anomalia grave enquanto estava em uma plataforma de testes”.

A SpaceX, que pertence ao bilionário Elon Musk, informou pela rede social X que ninguém ficou ferido. A explosão foi capturada em vídeo e mostrou pelo menos duas detonações em sequência, que iluminaram o céu e espalharam destroços pela base.

O incidente marca o quarto fracasso da Starship em 2025. Em janeiro, uma aeronave foi destruída após perda de contato. Em março, a comunicação foi interrompida cerca de dez minutos após o lançamento, e os destroços puderam ser vistos no céu das Bahamas. Já em maio, o contato com o propulsor e a cápsula foi perdido durante a descida, impedindo o lançamento de simuladores de satélites.

Após o novo episódio, Musk explicou: “Os dados preliminares sugerem que um COPV de nitrogênio no compartimento de carga falhou abaixo de sua pressão de prova”. O COPV, sigla para Composite Overwrapped Pressure Vessel, é um reservatório de alta pressão utilizado em sistemas espaciais.

Com 122 metros de altura, a Starship é peça central nos planos da SpaceX para voos tripulados à Lua e a Marte. Dois meses antes, em um dos testes falhos, a nave que explodiu no espaço minutos após a decolagem, levou a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos a interromper temporariamente o tráfego aéreo em partes da Flórida.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também