O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
SUSPENSÃO

Japão suspende importação de frango de GO e MT após casos de gripe aviária

Primeiros focos da doença foram confirmados em criações domésticas nos municípios de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT)

Micael Silvapor Micael Silva em 19 de junho de 2025
Japão suspende importação de frango de GO e MT após casos de gripe aviária Foto: Divulgação
Japão suspende importação de frango de GO e MT após casos de gripe aviária Foto: Divulgação

O governo do Japão suspendeu temporariamente as importações de carne de frango proveniente dos municípios de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT). A decisão foi divulgada nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) após a confirmação de focos de gripe aviária nas duas cidades. Além da carne, o país asiático também vetou a entrada de ovos férteis e pintos de um dia oriundos de todo o território goiano e mato-grossense.

O caso em Goiás foi detectado em uma criação de subsistência, com cerca de 100 galinhas que apresentaram sintomas como dificuldade respiratória e morreram repentinamente. A confirmação da infecção pelo vírus H5N1, causador da influenza aviária de alta patogenicidade, foi feita pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) na última sexta-feira (14). Situação semelhante ocorreu em Campinápolis (MT), também em uma criação doméstica. Os dois estabelecimentos foram interditados e ações de vigilância foram iniciadas em um raio de 10 km.

Segundo o Mapa, o Japão segue protocolo sanitário próprio e aplica embargos regionalizados. O Ministério reforçou que os produtos avícolas brasileiros seguem com segurança sanitária para consumo interno e exportação. A influenza aviária é altamente contagiosa entre aves, mas apresenta baixo risco de transmissão para humanos. Casos suspeitos devem ser notificados imediatamente às autoridades agropecuárias locais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também