O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
Ameaça nuclear

AIEA alerta para risco de catástrofe nuclear causado por ataques de Israel ao Irã

Diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, faz nova declaração alertando novamente sobre os riscos dos ataques israelenses em instalações nucleares iranianas

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 20 de junho de 2025
AIEA alerta para risco de catástrofe nuclear causado por ataques de Israel ao Irã
Foto: Reprodução

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, alertou na sexta-feira (20) que um ataque à usina nuclear de Bushehr, no Irã, pode causar uma catástrofe. “É uma usina nuclear em funcionamento e um ataque direto pode levar a uma liberação muito alta de radioatividade no meio ambiente”, afirmou durante sessão do Conselho de Segurança da ONU.

Na véspera, a AIEA informou que a usina de Arak, também chamada Khondab, foi atingida por bombardeios israelenses. Segundo a agência, “os principais edifícios da instalação, incluindo a unidade de destilação”, sofreram danos.

Também na quinta-feira (19), o Exército de Israel declarou ter realizado ataques aéreos contra dezenas de alvos militares e um centro de pesquisa nuclear no Irã. Entre os locais atingidos estão a sede da Organização de Inovação e Pesquisa Defensiva (SPND), responsável por desenvolver o programa nuclear iraniano, fábricas de mísseis e instalações que produzem componentes para motores de foguetes.

Segundo o comunicado, mais de 60 caças participaram da operação, com o lançamento de cerca de 120 munições. Os aviões sobrevoaram Teerã durante a madrugada.

Grossi afirmou que países da região demonstraram preocupação com a possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica à usina de Bushehr. “Um ataque que desativasse as duas únicas linhas que fornecem eletricidade à usina poderia causar o derretimento do núcleo do reator, resultando em uma alta liberação de radioatividade no meio ambiente”, declarou.

Contudo, o diretor ainda reiterou que a agência “pode garantir, por meio de um sistema de inspeções irrefutáveis, que nenhuma arma nuclear será desenvolvida no Irã”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também