sábado, 7 de novembro de 2026
Atos antidemocráticos

Moraes manda prender novamente homem que quebrou relógio no 8 de janeiro

Ministro do STF afirma que juiz agiu sem competência ao conceder progressão de regime a Antônio Ferreira, condenado a 17 anos

Bruno Goulartpor em
Moraes manda prender novamente homem que quebrou relógio no 8 de janeiro
Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o retorno à prisão de Antônio Cláudio Alves Ferreira, condenado a 17 anos pelos atos de 8 de janeiro. A decisão revoga o alvará de soltura emitido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), que autorizava sua progressão para o semiaberto. Segundo Moraes, a decisão foi tomada sem base legal e por autoridade incompetente.

Moraes criticou duramente a conduta do juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, da Vara de Execuções Penais de Uberlândia, e determinou que sua atuação seja investigada pela polícia do STF. O ministro lembrou que apenas a Suprema Corte pode autorizar progressão de regime em casos julgados pelo próprio tribunal. A liberação só seria possível após o cumprimento de 25% da pena, o que ainda não ocorreu.

Leia mais: Bolsonaro em Goiás, mais uma vez

O TJ-MG havia justificado a soltura alegando que o réu estava há quase um ano e meio preso e que não poderia ser penalizado pela falta de tornozeleiras eletrônicas em Minas Gerais. No entanto, para Moraes, a decisão violou os limites constitucionais de competência e criou um grave precedente.

Antônio foi preso por participar da invasão e depredação do Palácio do Planalto, incluindo a destruição do relógio histórico de Dom João VI, relíquia presenteada pela Corte Francesa à monarquia portuguesa. A peça foi restaurada na Suíça e devolvida ao acervo da Presidência. Antônio foi condenado por crimes como golpe de Estado, dano qualificado e associação criminosa.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
8 de janeiro Antônio Cláudio Alves Ferreira Prisão STF

Veja também

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

SAÚDE

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

Enamed será aplicado ao final do 2º, 4º e 6º anos da graduação; formandos que não atingirem p...
“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

eleições presidenciais

“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

Flávio questiona resultado das eleições, anuncia ação contra Lula e fala em disputar 2030
Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

COP31

Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

Da COP31 aos negócios na Ásia: o que Lula vai discutir em sua primeira viagem após reeleição
Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Caso Master

Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Ex-presidente da Reag Investimentos, João Carlos Mansur foi alvo de buscas e apreensões durante a ...
Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

POLÍTICA

Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

Em carta ao Congresso, Felipe Bayma e Isadora França Neves apontam riscos à segurança jurídica d...
Lula

Lula 4

Lula promete ajuste fiscal sem sacrificar os mais pobres: “eles não pagarão a conta”

Presidente afirma que governo entregará orçamento com superávit e critica expectativas do mercado...
PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Federação

PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Aliança com Solidariedade, Avante e PRD ainda depende de aval do Diretório Nacional; partido tamb�...
Celina cancela viagem aos EUA e convoca secretários para discutir prioridades do DF

POLÍTICA

Celina cancela viagem aos EUA e convoca secretários para discutir prioridades do DF

Reunião está marcada para segunda-feira (9), no Palácio do Buriti; saúde será um dos principais...