O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
Guerra

Ucrânia acelera produção de drones para conter ataques russos

Em discurso transmitido por vídeo, Zelensky destacou a importância do investimento em tecnologia nacional

Leticia Mariellepor Leticia Marielle em 21 de junho de 2025
Ucrânia acelera produção de drones para conter ataques russos. | Foto: Divulgação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (20) que o país está investindo no desenvolvimento acelerado de drones interceptadores, com o objetivo de reforçar a defesa contra os ataques em massa de drones russos que vêm atingindo cidades ucranianas com frequência crescente.

Segundo autoridades locais, o número de drones Shahed, modelo de fabricação iraniana utilizado pelas forças russas, aumentou significativamente nas últimas semanas. Durante uma única noite, foram registrados mais de 400 lançamentos, e em outro episódio, mais de 470. Em um dos ataques recentes, descrito como “combinado”, 440 drones e 32 mísseis atingiram Kiev, deixando ao menos 28 mortos e destruindo parte de um edifício residencial.

Em discurso transmitido por vídeo, Zelensky destacou a importância do investimento em tecnologia nacional. “Estamos trabalhando separadamente em drones interceptadores, que têm como objetivo aumentar a proteção contra drones Shahed”, afirmou. O presidente também observou que diferentes empresas ucranianas vêm apresentando resultados concretos, e que os volumes de produção desses equipamentos já estão em expansão.

O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuri Ihnat, reforçou que os drones defensivos são estratégicos para preservar os recursos do país. “A defesa aérea com drones nos ajudará a usar nossos meios de forma racional. Não podemos utilizar continuamente os escassos mísseis guiados e a aviação para derrubar drones inimigos”, explicou Ihnat à imprensa ucraniana. Segundo ele, a Rússia tem mobilizado um número cada vez maior de Shaheds, o que exige a busca por novas táticas de contenção.

A fabricação de drones em solo ucraniano tem sido considerada uma peça central na estratégia de defesa do país. Antes da invasão russa em fevereiro de 2022, a produção era praticamente inexistente. Em novembro do ano passado, Zelensky chegou a afirmar, em reunião com fabricantes internacionais, que a Ucrânia poderia atingir a marca de 4 milhões de drones produzidos por ano, ampliando também sua capacidade de fabricação de outros armamentos.

Além da defesa, o país também tem utilizado drones em ofensivas contra alvos militares e industriais dentro do território russo. No início do mês passado, uma operação ucraniana de grande porte atingiu bombardeiros estratégicos em diferentes aeródromos da Rússia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também