O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Pesquisa

Governo Lula é rejeitado por 56,7% dos brasileiros, diz Paraná Pesquisas

Levantamento aponta aprovação de 39,8% do governo petista

Thiago Borgespor Thiago Borges em 25 de junho de 2025
Governo Lula é rejeitado por 56,7% dos brasileiros, diz Paraná Pesquisas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisa apontou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovado por 56,7% dos eleitores brasileiros. O estudo foi divulgado na última terça-feira (25). 

Segundo os dados da pesquisa, 39,8% aprovam a terceira gestão presidencial de Lula — 3,5% dos entrevistados não souberam responder. Sobre a avaliação do governo Lula 3, 47,5% dos eleitores responderam que a gestão federal é ruim ou péssima. 

Avaliaram o atual governo como ótimo ou bom, 25,6% dos entrevistados. Além disso, 25,8% consideram o governo Lula regular — 1,1% dos eleitores não souberam. Em abril, na rodada anterior do levantamento do Paraná Pesquisas, o índice de reprovação do governo Lula era de 57,4%. 

Leia mais: “Desrespeito ao Parlamento”: Aava Santiago cobra explicações de secretário de Cultura após fala ofensiva

Apesar da reprovação elevada, o levantamento eleitoral apontou que o petista lidera os cenários de primeiro turno das eleições presidenciais de 2026 contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Nas simulações com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula empata tecnicamente. 

Para a rodada deste mês, o instituto entrevistou 2.020 pessoas, entre os dias 18 e 22 de junho, espalhadas em 162 municípios brasileiros. O estudo apresenta um índice de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também