O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Investigada

Conafer, alvo da PF no caso INSS, pagou despesas de frente ruralista no Congresso

Presidente da bancada nega irregularidades e diz que frentes não têm personalidade jurídica e, por isso, dependem de parcerias

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 27 de junho de 2025
Conafer, alvo da PF no caso INSS, pagou despesas de frente ruralista no Congresso
Foto: Reprodução

A Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer), investigada pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, pagou despesas da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Rural, presidida pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP). A entidade bancou o aluguel de uma mansão no Lago Sul, usada como sede da frente, além de custos com o café da manhã no lançamento do grupo, segundo documentos divulgados pela Folha.

A Frente Parlamentar reúne 212 parlamentares e foi lançada em abril de 2024, quando o presidente da Conafer, Carlos Lopes, era o único representante privado no palco. Pinato afirmou que as frentes não têm CNPJ e, por isso, dependem de parcerias. “Fazer café da manhã é normal, não vejo crime nisso. Outra coisa seria bancar despesa pessoal”, declarou. Inicialmente, o deputado havia negado qualquer apoio financeiro da Conafer, mas depois disse que a entidade apenas cedeu sua estrutura.

Leia mais: É o próprio MDB que ‘emperra’ federação

A Conafer é a segunda maior entidade em volume de descontos associativos no INSS, com R$ 484 milhões entre 2019 e 2024. Ela e outras dez associações são investigadas por supostas fraudes. Outra entidade, a Associação de Aposentados do Brasil, ligada à Conafer, recolheu R$ 28 milhões em descontos desde agosto de 2024.

O ministro do STF Dias Toffoli determinou o envio do inquérito ao Supremo após citações a Pinato e ao ex-ministro Onyx Lorenzoni. O deputado nega relação com as suspeitas e diz que seu nome aparece apenas porque alugou uma sala antes ocupada por empresa envolvida nas investigações. As entidades afirmam apoiar a fiscalização de irregularidades no setor.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também