O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
TURISMO

Conheça 6 destinos em Goiás no mês de férias

Goiás Turismo revela que, no mês de férias, o maior público turista no estado será dos próprios goianos

Eduarda Leitepor Eduarda Leite em 1 de julho de 2025
mulher explorando e admirando natureza usando binoculos
Conheça destinos em Goiás para viajar no mês de férias

Para muitos, o mês de férias é o mais aguardado apenas para fazer uma bela viagem. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 17,8% dos brasileiros deixam de viajar por falta de tempo. 

Apesar de julho ser o mês das férias escolares, muitos adultos se organizam para que seus dias de folga coincidam com o recesso de aulas das crianças. Assim, é possível aproveitar melhor a alta temporada em família 

Segundo a Goiás Turismo, os tipos de turismo de maior demanda no estado são turismo de trekking (trilha), turismo de aventura, turismo de pesca e turismo familiar. De acordo com a Agência, o maior público de turismo dentro de Goiás durante o mês de férias é interno, que refere-se a viagens realizadas pelos moradores do estado dentro do próprio estado.

 

Confira os principais destinos em Goiás no mês de julho

  • Romaria de Trindade

    Testado ontem, o sino badala hoje às 19h30 na missa de abertura da Romaria do Divino Pai Eterno
    Foto: Divulgação

Também conhecida como Festa do Divino Pai Eterno, é um evento religioso anual que acontece em Trindade, Goiás, cidade que também recebe o nome de “Capital da Fé”. O evento atrai romeiros de todo o Brasil, que partem em peregrinação em nome de sua fé.

Nesse ano, uma das principais atração é o Vox Patris, o maior sino que badala do mundo. Fabricado na Polônia e criado pelo artista plástico goiano Silvio Morais, o sino tem 55 toneladas e mais de 4 metros de altura. Após ser abençoado em missa, o sino tocou pela primeira vez anunciando o início da Romaria 2025. 

 

  • Chapada dos Veadeiros 

    chapada dos veadeiros brasilia capa1 1541x860 1
    Foto: Divulgação

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido pelos imponentes desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. Situa-se no Planalto Central brasileiro, em uma região de clima tropical e relevo rico em morros e terrenos planos elevados.

A rica presença de rios e quedas d’água e as rochas deslumbrantes são um grande atrativo turístico. O Parque é uma oportunidade de conhecer mais a fundo a biodiversidade do Cerrado Brasileiro. Entre as principais programações no parque, está a Cachoeira do Abismo, os Saltos do Rio Preto, o Morro da Baleia, o Vale da Lua e a Trilha do Mirante da Janela.

 

  • Pirenópolis

    26fc3400 d683 456d 96e9 f2da1a609e9a
    Foto: Divulgação

Pirenópolis é um município no interior do estado tombado como Patrimônio Histórico Oral Imaterial Nacional  pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional). Cercado de morros e cachoeiras, é conhecido nacional e internacionalmente por suas festas populares.

Entre os principais destinos elencados pela Prefeitura de Pirenópolis estão o Circuito de Aventura, a Feira das Artes, o Mirante Pico dos Pireneus, e a trilha Caminho de Cora Coralina. Além disso, também há os atrativos naturais, como a Carranca, as Pedreiras e os Pillares.

 

  • Caldas Novas 

    caldas novas capa 02
    Turismo em Caldas Novas

Conhecida como o maior manancial hidrotermal do mundo, a cidade fica no coração do Centro-Oeste Brasileiro. Com suas águas naturalmente quentes que variam de 30°C a 57°C, recebe anualmente milhões de visitantes.

O destino para todas as idades reúne muitas atrações termais, como parques aquáticos, spas, resorts e pousadas com piscinas naturais, além de banheiras de hidromassagem e fontes abertas ao público.

 

  • Cidade de Goiás

    Cidades turísticas terão ações para evitar aglomerações no feriado do dia 12 de outubro
    Cidade de Goiás (Foto: Divulgação)

Também chamada de Goiás Velho, é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial. A cidade foi a capital do estado até 1937, e hoje é um destino para quem aprecia turismo histórico.

A cidade mantém uma arquitetura barroca, e reúne programações como o Museu das Bandeiras e o Museu de Cora Coralina. Além disso, também há atrações naturais como a Cachoeiras das Andorinhas,  o Parque Carioca e o Caminho de Cora Coralina.

 

  • Araguaia

    Data celebra a importância dos pescadores artesanais no Brasil, enquanto Goiás abre oficialmente a temporada turística no Vale do Araguaia com ações voltadas à sustentabilidade e à economia local
    Foto: Divulgação Secom

No mês de férias, a cidade se torna um destino muito procurado, principalmente para o turismo de pesca. A temporada de pesca no Araguaia, segundo a Secretaria de Turismo no Estado de Goiás, tem a expectativa de público de cerca de 1 milhão de turistas, considerando todas as cidades da Região Turística do Vale do Araguaia.

Ao longo da temporada as pessoas vão e voltam aos municípios, são turistas em sua maioria que residem em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também