O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 20 de dezembro de 2025
Operação Paper Ox

Polícia desarticula esquema milionário de transporte irregular de gado

Mais de 90 agentes cumprem ordens judiciais em cinco estados e no DF para desarticular quadrilha que fraudava transporte de gado

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 1 de julho de 2025
Operação
Foto: Divulgação/PCGO

Nesta segunda-feira (1º), a Polícia Civil de Goiás iniciou a segunda fase da Operação Paper Ox, voltada ao combate de fraudes no setor agropecuário. Sob a coordenação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), a ação mobiliza 90 policiais civis em oito cidades goianas e também nos estados do Tocantins, Mato Grosso, São Paulo e no Distrito Federal.

As equipes cumprem quase 50 ordens judiciais, entre mandados de prisão, de busca e apreensão e medidas de indisponibilidade de bens, que somam um bloqueio de patrimônio no valor de R$ 127 milhões. A operação também conta com apoio da Agrodefesa, órgão responsável pela fiscalização agropecuária em Goiás.

De acordo com a investigação, a organização criminosa é suspeita de fraudar Guias de Trânsito Animal (GTAs) e notas fiscais relacionadas à comercialização e transporte de bovinos. Essas fraudes permitiam que o grupo movimentasse grandes quantidades de gado sem fiscalização adequada, driblando o controle sanitário e tributário.

A Polícia Civil deve divulgar nas próximas horas o balanço parcial da operação, incluindo o número de presos e o material apreendido. A primeira fase da Paper Ox, realizada anteriormente, já havia identificado membros do grupo e iniciado o bloqueio de bens. Nesta nova etapa, o objetivo é aprofundar a responsabilização penal e financeira dos envolvidos.

Leia mais: Polícia Civil prende acusados de estupro e tortura de mulheres em operação nacional

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também