O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Crime

Falso servidor é preso durante Romaria em Trindade após extorquir feirantes

Disfarçado com uniforme semelhante ao da prefeitura, homem de 62 anos foi flagrado cobrando taxas ilegais de feirantes

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 2 de julho de 2025
Foto: Imagem divulgada com base na Lei nº 13.869/2019 e na Portaria nº 547/2021 da Polícia Civil, com o objetivo de identificar novas vítimas, testemunhas e obter mais provas contra o suspeito.

Durante a movimentação intensa da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, a Polícia Civil de Goiás prendeu em flagrante, na última terça-feira (1º), um homem de 62 anos que se passava por servidor da Prefeitura para extorquir feirantes. 

Vestido com um uniforme semelhante ao dos funcionários municipais, ele abordava comerciantes que alugavam barracas e exigia pagamentos indevidos, sob ameaça de retaliações administrativas.

Segundo as investigações, o suspeito se apresentava ora como advogado, ora como funcionário público. Além disso, ele intimidava os comerciantes com supostos problemas legais ou fiscais, caso não entregassem as quantias exigidas. A prática chamou atenção das autoridades após relatos de vítimas e vídeos que mostravam o homem em ação durante o evento religioso.

A Polícia Civil confirmou que pelo menos três vítimas reconheceram o autor, identificado como J.H.G.F., por meio das imagens registradas. Com os depoimentos e provas reunidas, os agentes detiveram o suspeito e o autuaram por usurpação de função pública.

Para evitar novos casos, a corporação orienta que qualquer pessoa que tenha feito pagamentos a indivíduos se identificando como servidores públicos, especialmente durante eventos movimentados como a Romaria, procure imediatamente uma delegacia e formalize a denúncia.

A divulgação da imagem do preso foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme despacho do(a) delegado(a) de polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que a publicação de sua imagem possa auxiliar no surgimento de novas vítimas e testemunhas que façam seu reconhecimento, além de novas provas.

Leia mais: 8 ou 80: Temperatura varia 86,6% nesta quarta-feira (02), em Goiânia

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também