segunda-feira, 12 de outubro de 2026
Política Municipal

Mabel sofre desgastes na Câmara com críticas da própria da base

Vereadores focaram descontentamento no secretariado e em servidores públicos das pastas. Nas declarações, evitaram incluir o nome do prefeito 

Raunner Vinicius Soarespor em
Mabel sofre desgastes na Câmara com críticas da própria da base
Policarpo: “Ao invés de se preocupar com a vida dos outros, ele poderia estar preocupado com a secretaria dele” | Foto: Millena Cristina - Câmara Municipal de Goiânia.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Goiânia desta terça-feira (1º) foi marcada por manifestações de descontentamentos da base do prefeito Sandro Mabel (União Brasil). Os parlamentares aproveitaram o momento para apontar problemas na gestão. O líder de governo, vereador Igor Franco (MDB), usou a tribuna para tecer críticas à Secretaria Municipal de Saúde.  

O presidente da Casa, o vereador Romário Policarpo (PRD), direcionou suas críticas ao secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Ribeiro de Abreu: “As reclamações são diversas em relação à secretaria. Eu convivi, vereador Anselmo [Pereira], com secretário fofoqueiro no governo passado. Já disse ao prefeito Sandro: ‘Não vou conviver com secretário fofoqueiro nesse governo’”. 

Policarpo expressou sua indignação com o secretário, que, segundo o presidente da Casa, está muito mais preocupado em fazer viagem e falar de servidores da Câmara. “Secretário Tarcísio, quando ele não consegue fazer uma indicação de alguém, coloca a culpa, inclusive, em vereadores — como já o fez comigo. Servidores que são ligados a mim, servidores efetivos, que o mesmo sempre me culpa quando não consegue fazer determinada coisa”, argumentou.  

Leia mais: Zé Délio diz que municípios fazem o “Brasil real” e precisam de mais apoio

“Mas, ao invés de se preocupar com a vida dos outros, ele poderia estar preocupado com a secretaria dele, que até hoje não conseguiu colocar os radares de Goiânia para ativar. A população talvez não saiba, mas mais da metade das multas existentes podem ser anuladas porque a prefeitura apenas instala os radares e não faz o mínimo, que é instalar a sinalização dos radares”, completou. 

O vereador Geverson Abel (Republicanos) endossou as críticas de Policarpo e reforçou que metade das multas não vai chegar a ser cobrada por falta de sinalização. “Isso gera anulação das multas por via judicial. E o pior de tudo é que o dinheiro da prefeitura está sendo gasto mesmo com essas autuações sendo anuladas depois”, apontou. 

A vereadora Rose Cruvinel (União Brasil) complementou ao afirmar que os projetos que têm saído da secretaria estão cheios de erros. “Infelizmente, aquela secretaria está mandando para a rua projetos sem assinatura de nenhum engenheiro. E aí você não tem nem como reclamar”, disse a parlamentar. 

Secretariado  

O vereador Pedro Azulão Jr. (MDB), ao se referir à indiferença de alguns secretários, disse que não faz reclamação à toa. “Também não estou sendo injusto com nenhum deles. Estou sendo justo com o meu mandato. E digo mais: secretário que não me receber, que achar que pode se colocar acima do prefeito, eu vou, sim, reclamar aqui mesmo. Não estou aqui para passar a mão na cabeça de ninguém”, afirmou. “Eu sou solidário aos vereadores. Mas enquanto essa Câmara não for corporativista de verdade, a gente vai continuar nesse pingue-pongue. E eu sou, sim, a favor da Câmara Municipal. Muito obrigado, senhor presidente”, completou. 

Saúde 

Igor Franco foi à tribuna para relatar algumas dificuldades que os vereadores têm tido com a pasta da Saúde. “Eu fiz um requerimento aqui, aprovado em plenário por unanimidade no dia 23 de abril, solicitando algumas informações — um prontuário de uma paciente que veio a óbito na Maternidade Célia Câmara. Esse requerimento não foi respondido. Reiteramos esse pedido no dia 15 de maio, aprovado o plano pelo nosso presidente. E, novamente, não tivemos resposta. Já é um requerimento reiterado”, se indignou. 

O vereador explicou que na condição de líder do governo, recebe muitas demandas de todos os colegas. “Tenho repassado essas reivindicações às pessoas técnicas de cada pasta, buscando respostas para transmitir a vocês. O prefeito Sandro tem, indiscutivelmente, se esforçado muito e feito bastante por Goiânia, e por onde andamos percebemos o carinho que ele tem com esta Casa”, contrabalanceou. “Mas esse carinho não está sendo refletido por seus auxiliares. Uma diretora de políticas da saúde responsável por tocar as emendas da Saúde, tentei por várias vezes falar com essa diretora. Ela não dá retorno”, completou. 

Na bronca
“Se o servidor público está ali — como diz nosso prefeito — ele é servidor do público. Então, por que ela não responde? Por que não resolve? Por que não dá encaminhamento? Tenho muitas pautas para tratar com o secretário, e vou falar tudo pessoalmente, olhando no olho dele, na quinta-feira. Eu não passo pano para ninguém. Só falo quando realmente o caso transbordou. Precisamos, sim, fazer uma diferenciação entre quem é o secretário e quem são os subordinados”, pontuou o líder de governo.

A reportagem entrou em contato com o prefeito Sandro Mabel, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação do gestor da Capital. (Especial para O Hoje)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Câmara Municipal descontentamento Goiânia Romário Policarpo

Veja também

celina leão

Eleições 2026 | GDF

Celina Leão pede segundo turno sem violência e defende ampliação do esporte e da educação no DF

A governadora e candidata à reeleição fala sobre diálogo com aliados, melhorias nos espaços pú...
Base vence com eleição de Thialu, que defende independência da Câmara de Goiânia

Legislativo Goianiense

Base vence com eleição de Thialu, que defende independência da Câmara de Goiânia

Eleito presidente da Câmara de Goiânia para o próximo biênio, vereador do Avante contou com apoi...
segundo turno

Eleições 2026

TRE-GO inicia preparação das urnas para segundo turno em Goiás

Procedimento inclui a preparação dos cartões de memória que serão usados na votação para pres...
pró-Lula

ATO EM APOIO

Manifestação pró-Lula reúne estudantes e apoiadores em Goiânia

Organizado por entidades estudantis, ato na Praça Universitária reuniu representantes de partidos,...
Sarney segue estável na UTI e sem previsão de alta após cirurgia abdominal

SAÚDE

Sarney segue estável na UTI e sem previsão de alta após cirurgia abdominal

Ex-presidente foi operado para reverter obstrução intestinal e está acordado, segundo boletim do ...
Flávio Bolsonaro aciona Justiça Eleitoral contra diretor-geral da PF

notícia-crime

Flávio Bolsonaro aciona Justiça Eleitoral contra diretor-geral da PF

Segundo a petição, a PF anunciou, no dia do primeiro turno das eleições, em 4 de outubro, uma ap...
Ministro do TSE restabelece canal de WhatsApp pró-Lula

ELEIÇÕES 2026

Ministro do TSE restabelece canal de WhatsApp pró-Lula

Decisão foi divulgada neste domingo (11) e reverte a suspensão ordenada anteriormente pelo preside...
Flávio e Tarcísio

Governador de SP

O peso político de Tarcísio na campanha de Flávio contra Lula

Governador de São Paulo intensifica críticas ao presidente e passa a atuar diretamente na disputa;...