sábado, 15 de agosto de 2026
Calamidade Pública

Prorrogação da calamidade financeira mobiliza bastidores e divide Alego

Sessão extraordinária antecipa debate sobre finanças do Paço, com apoio do UB e resistência de parte da oposição após parecer negativo do TCM-GO

Thiago Borgespor Thiago Borges em
Prorrogação da calamidade financeira mobiliza bastidores e divide Alego
Foto: Will Rosa/Alego

O projeto da Prefeitura de Goiânia que solicita a prorrogação da calamidade pública financeira voltou a movimentar os bastidores da política goiana. Após a sinalização de que a discussão aconteceria somente após o recesso parlamentar, em agosto, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), convocou uma sessão extraordinária híbrida, para a próxima quinta-feira (3), na qual o projeto será pautado. Enquanto isso, o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) procura os deputados estaduais para angariar apoio à matéria.

A pauta causa incômodo e divide os parlamentares, sobretudo pelo parecer negativo do Tribunal de Contas do Município de Goiás (TCM-GO). Preocupado, o prefeito saiu a campo para convencer os deputados a aprovarem a matéria — que já foi pivô de discussões acaloradas no plenário do parlamento goiano.

A matéria ganhou força na Casa após o líder do União Brasil na Assembleia, o deputado Lincoln Tejota, garantir na última semana que a orientação do partido era para que os parlamentares votassem a favor do projeto do Executivo da Capital. A leitura da declaração é que tratou-se de um recado para a base governista. 

Ao O HOJE, o deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil) antecipou que votará a favor da prorrogação da calamidade. Relator da calamidade aprovada no início do ano, Cruvinel afirmou que “todo esforço sério do prefeito Sandro Mabel para sanar o rombo herdado da gestão anterior terá o nosso apoio firme e responsável”. O deputado alegou que o prefeito possui “legitimidade” para solicitar a prorrogação do projeto, pois “foi eleito com o compromisso de colocar a casa em ordem diante do caos em vários serviços municipais”. 

Além disso, o parlamentar argumentou que a “ausência de registro de despesas e a maquiagem contábil nos relatórios ao TCM prejudicam a análise da real situação das contas”. “O decreto de calamidade é uma medida técnica e necessária diante da gravidade das finanças e da omissão deliberada da gestão anterior. É hora de unir esforços e virar a página do descaso para que Goiânia volte a ter rumo”, afirmou Virmondes. 

Leia mais: Mabel sofre desgastes na Câmara com críticas da própria da base

Procurado por Mabel

O deputado Eduardo Prado (PL) confirmou à reportagem do jornal O HOJE que foi procurado por Mabel, que pediu o apoio do parlamentar. Porém, Prado afirmou que não estará presente na sessão extraordinária. 

Entre os parlamentares da oposição, parte deles continua irredutível ao avanço da matéria. O deputado Antônio Gomide (PT) confirmou ao O HOJE que mantém o posicionamento contrário em razão do relatório do TCM-GO — que não encontrou motivações para a prorrogação da calamidade.

Voto de confiança

Oposição à direita na Alego, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) disse para a reportagem do O HOJE que é favorável à prorrogação da calamidade. O parlamentar alegou que o prefeito precisa de tempo para trabalhar. “Não tenho dificuldade em votar a favor do projeto. Sou oposição, mas não sou do time do quanto pior [para a situação] melhor [para a oposição]”, explicou o deputado. “Agora, não quero discutir o parecer [do TCM-GO], quero dar um voto político de confiança para o Sandro”, concluiu o deputado. (Especial para O Hoje)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

eleições 2026

Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

Candidato do PL promete fila única na saúde, descentralização administrativa e metas para os pri...
PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Recurso

PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Partido pede que o TSE homologue a desistência e encerre o processo sem analisar o mérito
daniel caiado

ELEIÇÕES 2026

Seis cidades, Caiado e 5 mil pessoas: Daniel aposta alto na largada

Governador percorre o Entorno do DF neste domingo ao lado de Ronaldo Caiado, em uma operação polí...
Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Escala 6x1

Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Presidente da Casa também dará andamento à PEC da Segurança e a projetos sobre minerais crítico...
Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Só ele sabe a verdade"

Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Acredito nele, mas eu já disse aos advogados: 'Ninguém vai pedir fechamento de processo do meu fi...
Caiado reúne empresários em São Paulo e apresenta propostas para a Presidência

eleições 2026

Caiado reúne empresários em São Paulo e apresenta propostas para a Presidência

Candidato do PSD defendeu reformas, mudanças no sistema eleitoral e criticou medidas adotadas pelo ...
Gilmar Mendes classifica como “bug” registro de Flávio Bolsonaro no Missão

Declaração

Gilmar Mendes classifica como “bug” registro de Flávio Bolsonaro no Missão

Mendes afirmou que episódio foi pontual e não representa ameaça à confiabilidade do sistema elei...
terremoto

OPINIÃO

Brasil está preparado para um grande terremoto?

O Brasil não está entre os países mais atingidos por terremotos, mas a baixa frequência desses e...