quarta-feira, 23 de setembro de 2026
Gilmarpalooza

Tarcísio é anunciado como presidenciável durante fórum em Lisboa

Governador de São Paulo foi apresentado como potencial candidato ao Planalto em 2026, enquanto destacava ações contra crime organizado e comentava riscos econômicos do País

Bruno Goulartpor em
Tarcísio é anunciado como presidenciável durante fórum em Lisboa
Foto: Reprodução

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi anunciado como presidenciável brasileiro durante o Fórum de Lisboa, evento apelidado de “Gilmarpalooza” por reunir autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo com organização do ministro do STF Gilmar Mendes. Ao dividir uma mesa com o almirante português Henrique Gouveia e Melo, candidato à presidência de Portugal, Tarcísio foi apresentado pelo ex-ministro Raul Jungmann como “um dos presidenciáveis de cada país”, arrancando aplausos da plateia.

Embora afirme que sua prioridade seja a reeleição ao Governo de São Paulo em 2026, o governador é apontado nos bastidores por partidos de centro, centro-direita e direita como possível nome à presidência, sobretudo após a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até 2030. Nos corredores do evento, foi o participante mais assediado por políticos, advogados e público, que disputavam fotos e conversas rápidas.

Leia mais: Governo pressiona base, ignora TCM, MPC e aprova calamidade

Durante os painéis, Tarcísio falou sobre o avanço do crime organizado e defendeu o reforço das fronteiras como medida essencial de enfrentamento. Segundo o governador de São Paulo, o tráfico de drogas é o principal fator por trás de homicídios no Brasil e ameaça a presença do Estado em comunidades vulneráveis.

Na área econômica, minimizou preocupações com o risco fiscal e disse que o País “sabe exatamente o caminho” para resolver o problema. Entre as soluções, citou o aumento do fluxo de capital estrangeiro, redução da inflação e da taxa de juros, medidas que, em sua visão, podem fortalecer o Brasil frente a ameaças como o crime organizado na América do Sul.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Fórum de Lisboa Presidenciável Tarcísio de Freitas

Veja também

Cappelli propõe contratar 7 mil PMs e retomar patrulhamento com duplas no DF

POLÍTICA

Cappelli propõe contratar 7 mil PMs e retomar patrulhamento com duplas no DF

Candidato do PSB apresentou propostas de segurança e saúde durante agenda no Cruzeiro e na Rodovi�...
Marconi promete restabelecer teto de 40 salários mínimos para RPVs

ELEIÇÕES 2026

Marconi promete restabelecer teto de 40 salários mínimos para RPVs

Candidato ao governo de Goiás participou de sabatina promovida pela OAB-GO nesta quarta-feira (23) ...
Luis Cesar Bueno

ELEIÇÕES 2026

Luis Cesar Bueno defende escala 5×2 e fim da 6×1 em Goiás

Luis Cesar Bueno defende escala 5x2 e fim da 6x1 durante caminhada em Goiás após discurso de Lula ...
Fux cobra Senado por registros de acesso de oito pessoas

Registros

Fux cobra Senado por registros de acesso de oito pessoas

Alcolumbre terá dez dias para informar entradas e saídas de nomes como Vorcaro, Viviane Moraes e L...
arruda

PROPOSTAS | GDF

Arruda diz que pretende cortar gastos para financiar metrô e hospitais no DF

Candidato ao GDF afirma que pretende reduzir despesas com aluguéis e subsídios do transporte para ...
Marconi

ELEIÇÕES 2026

Marconi apresenta propostas para mobilidade e empregos na Grande Goiânia

Candidato ao governo de Goiás participou de carreatas e defendeu obras viárias, habitação, quali...
Daniel Vilela mira expansão industrial e qualificação em Anápolis

eleições 2026

Daniel Vilela mira expansão industrial e qualificação em Anápolis

Em sabatina, governador cita Daia, habitação e novos investimentos como frentes para ampliar desen...
André Mendonça

Ministro do STF

PF aguarda decisão de Mendonça sobre relatórios financeiros ligados ao Banco Master

Pedido feito em março ao STF busca acesso a dados do Coaf que podem indicar repasses de Daniel Vorc...