O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Guerra Tarifária

Lula convoca reunião de emergência após imposição de tarifas de Trump ao Brasil

Decisão do presidente norte-americano cita tratamento do STF a Bolsonaro e é classificada pelo governo Lula como retaliação política

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 9 de julho de 2025
Lula convoca reunião de emergência após imposição de tarifas de Trump ao Brasil
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência nesta quarta-feira (9) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O novo imposto começa a valer em 1º de agosto e representa a alíquota mais alta entre uma série de medidas protecionistas que Trump vem divulgando nos últimos dias.

No comunicado publicado na Truth Social, Trump afirmou que a taxação é necessária por causa da “maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro”, chamando a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) de “desgraça internacional”. Além do Brasil, países como Argélia, Líbia e Filipinas também foram atingidos, mas com tarifas de no máximo 30%.

Leia mais: Trump impõe tarifa de 50% a produtos do Brasil e critica STF em carta a Lula

Diante da escalada da tensão comercial, Lula reuniu os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) para discutir a resposta brasileira. O governo classificou a medida como “ação política” e avalia contramedidas. Fontes do Planalto consideraram a inclusão de Bolsonaro na justificativa um fator que “foge do plausível” e compromete o diálogo diplomático.

Mais cedo, antes da divulgação da nova alíquota, Alckmin já havia criticado publicamente a possibilidade de aumento de tarifas. “Eu não vejo nenhuma razão para aumento de tarifa em relação ao Brasil. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Então, é uma medida que em relação ao Brasil é injusta e prejudica a própria economia americana”, declarou.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também