O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 10 de janeiro de 2026
Inteligência Artificial

Salários em alta impulsionam mercado de inteligência artificial, mas RH cobra habilidades humanas

Demanda por especialistas cresce, mas profissionais que ignoram comunicação e inteligência emocional enfrentam barreiras na carreira

Anna Salgadopor Anna Salgado em 9 de julho de 2025
Salários em alta impulsionam mercado de IA, mas RH cobra habilidades humanas
Foto: Divulgação Dig Watch| CC

Empresas aumentam a contratação de profissionais com expertise em inteligência artificial (IA), que hoje ocupam cargos estratégicos e bem remunerados. Segundo o Guia Salarial da consultoria Robert Half, os salários variam de R$ 7 mil a R$ 35 mil. Mesmo com alta demanda, o setor ainda enfrenta escassez de talentos qualificados.

A especialista em Recursos Humanos e desenvolvimento de pessoas, Lorranny Sousa, reforça que apenas a habilidade técnica não garante crescimento na carreira. “A inteligência artificial é, sem dúvida, a competência técnica do momento. Toda empresa precisa surfar essa onda ou ficará para trás. Mas não basta saber programar ou dominar ferramentas, já que sem repertório de negócios e habilidades comportamentais como comunicação, inteligência emocional e relacionamento interpessoal, o crescimento na carreira será limitado”, afirma.

Ela acompanha de perto o impacto da IA nos processos seletivos e na formação de lideranças. Para Lorranny, o desafio não está apenas em formar especialistas, mas em criar perfis integrados. “O desafio não é apenas formar especialistas em IA, mas profissionais capazes de gerar valor com essa ferramenta. E isso exige escuta ativa, repertório sobre pessoas e negócios, e um olhar humanizado para o impacto das decisões”, completa.

Ao mesmo tempo em que empresas adotam soluções tecnológicas, recrutadores buscam profissionais com pensamento crítico, responsabilidade social e capacidade de trabalhar em equipe. Segundo Lorranny, o RH assume papel fundamental nesse processo de adaptação. “O momento exige uma atuação integrada entre áreas técnicas e a gestão de pessoas”, resume.

Leia mais: Violência contra crianças e adolescentes cresce no Brasil e acende alerta no mês do ECA

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também