O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
IA

IA no trabalho: de risco a recurso

Usar a tecnologia a favor do exercício profissional pode se tornar um diferencial no mercado

Eduarda Leitepor Eduarda Leite em 14 de julho de 2025
Foto de Capa 8
Especialistas explicam como Ia pode ser um complemento no dia a dia profissional (Foto: Freepik)

A insegurança profissional causada pelo avanço das Inteligências Artificiais (IA) já é uma realidade. Uma prova disso é o levantamento realizado pelo fórum empresarial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa aponta que as IA podem automatizar até 30% das horas de trabalho atuais até 2030. Além disso, entre os entrevistados, 62% se sentem despreparados para o novo mercado.

Essa sensação de despreparo não é irracional. Historicamente, muitas profissões perderam seu espaço no mercado de trabalho por conta do avanço das tecnologias. Por conta disso, é provável que novas gerações não conheçam trabalhos como acendedores de lampiões, telefonistas ou datilógrafos.

Leia mais: Mattel e OpenAI fazem acordo para unir IA e brinquedos

A IA pode substituir profissionais?

“Sempre que uma tecnologia se torna dominante, como aconteceu com a internet há algumas décadas, as pessoas começam a se perguntar se serão ou não substituídas. Mas, no contexto atual, a inteligência artificial não se equipara à inteligência humana. Nesse ambiente que vivemos hoje, o profissional que se destaca é aquele que entende de forma crítica como essas ferramentas funcionam e o que elas podem fazer”, explica Jullena Normando, pesquisadora em Comunicação e Inteligência Artificial pela Universidade Federal de Goiás.

Diante dessa demanda do mercado, algumas empresas já estão investindo na capacitação tecnológica de seus profissionais. Um exemplo disso é a goiana My Broker, que atua nacional e internacionalmente, é um exemplo. Formada por cerca de 72 unidades e mais de 2.500 colaboradores focados no mercado imobiliário, a empresa promove um programa de treinamento baseado no nexialismo. Ronaldo Dantas, sócio fundador, lidera essa iniciativa voltada aos funcionários.

“O termo Nexialismo é novo. As pessoas estão usando-o cada vez mais no segmento digital, porque comparam a antiga vontade de se especializar em apenas um ramo com a necessidade atual de desenvolver expertise em múltiplos nexos. Um desses nexos é saber usar a IA a favor do trabalho humano”, diz o fundador da marca.

De acordo com Ronaldo Dantas, dada a popularização do acesso à informação com a internet, os profissionais de destaque do futuro serão aqueles que melhor sabem administrá-las. Neste contexto, é possível explorar as ferramentas de IA para atingir esse resultado com maior eficiência. 

Segundo a pesquisadora Jullena, é essencial, nesse tipo de processo, ter um olhar crítico em relação à IA. “Ela deve ser vista como uma extensão das capacidades humanas, não como uma substituta. Então, usá-la bem significa ter clareza de que ela serve a objetivos específicos”, explica a especialista.

Conheça 3 programas de IA para usar no trabalho

Essa é uma extensão gratuita de navegador que realiza transcrições automáticas de reuniões por meio de IA. De acordo com o site da ferramenta, ela transcreve e resume reuniões de plataformas como o Google Meet, Zoom e MS Teams em tempo real. 

Esta Ia é cria e modifica aplicativos. Segundo o chat do programa, ele é capaz criar sites completos, dashboards e painéis administrativos, formulários interativos, layouts responsivos para mobile e desktop, entre outros.

Esse editor de fotos e vídeos utiliza IA para aprimorar imagens. Além de modificar as mídias, também cria fotos a partir de referências, recupera fotos antigas danificadas e até aumenta o tamanho de imagens sem perder qualidade.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também