O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
importante

Mosquitos com bactéria são usados contra a dengue em Goiás

Método Wolbachia, apoiado pela OMS e já testado com sucesso em outros países, será usado como reforço nas ações de combate ao Aedes aegypti

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 15 de julho de 2025
10 fecha Wolbito
Foto: Wolbito

Goiás inicia uma nova fase no combate à dengue. Com apoio do Governo do Estado, Valparaíso e Luziânia vão aplicar, a partir do segundo semestre de 2025, o Método Wolbachia, uma tecnologia inovadora que utiliza mosquitos Aedes aegypti infectados com uma bactéria natural capaz de bloquear a transmissão de dengue, zika e chikungunya.

A estratégia, conduzida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com as prefeituras, consiste na liberação dos chamados “Wolbitos”, mosquitos que carregam a bactéria Wolbachia. Ao se reproduzirem, eles transmitem a bactéria para seus filhotes, fazendo com que a maior parte da população de mosquitos da região se torne incapaz de transmitir os vírus. A ação será complementar às medidas tradicionais de prevenção.

Embora o número de casos tenha caído em comparação com o ano passado, os dados ainda preocupam. Em 2025, Goiás já notificou mais de 123 mil casos prováveis de dengue, com 72 mil confirmações e 53 mortes. A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, reforça a importância da prevenção. “Mesmo com os Wolbitos, os criadouros precisam continuar sendo eliminados”, alerta.

O método é seguro, não envolve modificação genética e não representa risco para a saúde humana ou o meio ambiente. A Wolbachia está presente naturalmente em 60% dos insetos do planeta. A tecnologia é validada por estudos científicos e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A expectativa é que os primeiros resultados sejam sentidos já na próxima estação de transmissão. Em locais como Niterói (RJ), onde o método já foi implantado, a redução nos casos de dengue chegou a 70%. 

A ação é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e a empresa Wolbito do Brasil, que possui a maior biofábrica de mosquitos Wolbachia do mundo.

Leia mais: PF desarticula grupo que enviava drogas e armas de MT para GO, BA e RJ

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também