O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Pesquisa

Trump não tem direito de ir contra ações do STF, dizem 57%

57% dos brasileiros se posicionaram contra carta de Trump

Marina Moreirapor Marina Moreira em 17 de julho de 2025
lula trump jpeg
Ricardo Stucker/PR/Anna Moneymaker/Getty Images

A pesquisa Genial/Quaest revela que 57% dos brasileiros acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não tem direito de criticar os processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 36% apoiam a manifestação. O levantamento divulgado nesta quarta-feira (16) também mostra que 72% dos brasileiros discordam do presidente norte americano por impor tarifas a produtos brasileiros e por alegar perseguição judicial a Bolsonaro.

Para 63%, não procede a afirmação de Trump de que a relação comercial entre os países é injusta. Ao serem questionados sobre quem está “mais certo” no embate, 44% escolhem Lula e o PT. Já 29% optam por Bolsonaro e seus aliados e 15% afirmam que nenhum dos dois lados age corretamente.

Leia também: O que esperar da segunda passagem de Lula por Goiânia

Sobre o que pode ter causado o tarifaço, os dados são: 26% dos entrevistados citam o discurso de Lula no Brics como algo que pode ter causado a reação de Trump, 22% apontam as ações do STF contra Bolsonaro, 17% mencionam a influência de Eduardo Bolsonaro nos EUA e 10% culpam medidas do Supremo contra as big techs americanas. No que diz respeito ao cenário econômico, 79% afirmam que as novas tarifas vão prejudicar diretamente os consumidores brasileiros.

Os dados foram coletados entre os dias 10 e 14 de julho, com a participação de 2.004 pessoas em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. (Marina Moreira, especial para O Hoje)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também