Este é o segredo para melhorar sua saúde e vencer a TPM
Áreas verdes e contato com a natureza trazem inúmeros benefícios para a saúde, e ajudam a reduzir sintomas como ansiedade, depressão e até a TPM, segundo pesquisas
Morar próximo a áreas verdes, como parques e praças, traz benefícios além do meio ambiente: pode influenciar diretamente a saúde das mulheres, especialmente na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Pesquisadores do Instituto de Saúde Global de Barcelona, na Espanha, e da Universidade de Bergen, na Noruega, conduziram um estudo publicado na revista científica Environment International que analisou o impacto da natureza no bem-estar feminino.
A TPM afeta cerca de 20% das mulheres em idade reprodutiva, causando sintomas físicos e emocionais antes do ciclo menstrual, como ansiedade, depressão, insônia e inchaço abdominal. A pesquisa apontou que a proximidade de residências a áreas verdes contribui para amenizar esses sinais.
Dados da pesquisa
Os pesquisadores reuniram informações de mais de mil mulheres na Noruega e na Suécia, incluindo relatos sobre sintomas de TPM e hábitos de vida. A análise demonstrou que residir perto da natureza está associado a uma redução significativa nos sintomas, independentemente de outros fatores de estilo de vida.
“O contato frequente com áreas verdes parece ter um efeito calmante sobre o sistema nervoso, reduzindo o estresse e melhorando o sono, o que influencia diretamente na intensidade dos sintomas pré-menstruais”, explicam os autores do estudo.
Benefícios além da TPM
Além de aliviar os sintomas da TPM, viver próximo a espaços arborizados apresenta vantagens para a saúde em geral. Árvores e parques urbanos contribuem para a melhoria da qualidade do ar, promovem ambientes de lazer e incentivam a prática de atividades físicas, fatores que impactam positivamente o bem-estar mental e físico da população.
Leia também: Mulheres com sintomas graves de TPM poderão ter licença do trabalho de três dias; saiba quem pode ter direito