Goiás lidera Centro-Oeste em quitação de dívidas via PIX, com alta de 41% em um ano
Mais de 369 mil consumidores quitaram débitos com pagamento instantâneo entre junho de 2024 e junho de 2025
A praticidade do PIX tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para a renegociação de dívidas no Brasil, e Goiás lidera esse movimento na região Centro-Oeste. De acordo com levantamento inédito da Serasa, 369.038 consumidores goianos quitaram débitos com pagamento instantâneo entre junho de 2024 e junho de 2025. O número representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período anterior, quando 261.008 pessoas optaram pelo mesmo meio.
O Estado registrou o maior número absoluto de acordos firmados com o PIX em toda a região. Segundo Lucas Tosati, especialista em Educação Financeira da Serasa, esse crescimento reflete o comportamento de um consumidor cada vez mais atento à agilidade e aos benefícios das soluções digitais.
“Esse crescimento expressivo se deve à praticidade e agilidade do PIX, que já faz parte do dia a dia dos brasileiros. A possibilidade de quitar a dívida de forma instantânea, com descontos atrativos e sem muita burocracia, tem incentivado cada vez mais os consumidores a optarem por esse meio”, explica.
Outro ponto que chama atenção é a redução no número de acordos parcelados em Goiás. No último ano, 37.042 consumidores optaram por essa modalidade, número menor do que os 47.135 registrados no período anterior. Para a Serasa, o dado revela uma preferência crescente pelo pagamento à vista, principalmente pelas vantagens imediatas.
“Quando o consumidor paga a dívida via PIX, a baixa da negativação acontece de forma automática e praticamente em tempo real. Isso significa que o nome sai dos cadastros da Serasa em poucos minutos, sem precisar aguardar dias úteis como em outras formas de pagamento”, ressalta Tosati.
Além da remoção rápida da negativação, o PIX também contribui diretamente para a melhora do Serasa Score — índice que mede a reputação financeira de cada cidadão. “O pagamento à vista via PIX não só limpa o nome rapidamente como também contribui para o aumento imediato do Serasa Score. Isso acontece porque o sistema reconhece o comportamento positivo do consumidor, refletindo em uma pontuação mais alta, o que melhora também o acesso ao crédito”, pontua o especialista.
Segundo Tosati, o perfil de quem mais utiliza o PIX para renegociar dívidas é formado por jovens adultos, familiarizados com o ambiente digital. Mas esse padrão tem se ampliado. “Também há um crescimento entre pessoas de outras faixas etárias, que estão se adaptando ao uso do PIX pela conveniência”, destaca.
Mesmo com o avanço, ainda há um contingente expressivo de inadimplentes que podem aproveitar as condições facilitadas. Em Goiás, mais de 675 mil pessoas estão aptas a negociar suas dívidas por menos de R$ 100, com descontos que chegam a 95%, por meio do programa Serasa Limpa Nome. A ação inclui pendências com bancos, financeiras, lojas, operadoras de serviços básicos como água, luz e gás, entre outros segmentos.
Na região Centro-Oeste como um todo, o levantamento identificou 943 mil negociações com PIX nos últimos 12 meses — alta de 39%. Entre essas, 98% foram quitadas à vista. O Mato Grosso, apesar de ter menor volume absoluto, foi o Estado com maior crescimento percentual no uso do PIX: 45% de aumento nas transações.
A plataforma da Serasa pode ser acessada de diversas formas: site (serasalimpanome.com.br), aplicativo, WhatsApp e, presencialmente, nas agências dos Correios — neste último caso, mediante taxa de R$ 4,60 por acordo realizado. Segundo a empresa, a intenção é tornar o processo de negociação cada vez mais acessível, simples e seguro.
“A facilidade do PIX aliada aos grandes descontos e à possibilidade de limpar o nome com valores baixos pode ser o pontapé inicial para uma nova vida financeira mais saudável”, finaliza Tosati