Brasileiros se dividem sobre revogação de visto de Moraes, mostra Datafolha
Pesquisa revela que 47% aprovam sanção ao ministro do STF, enquanto 42% são contra; Medidas contra Bolsonaro também têm apoio majoritário
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de revogar o visto de entrada do ministro Alexandre de Moraes e de seus familiares conta com a aprovação de 47% dos brasileiros, segundo levantamento do instituto Datafolha. Outros 42% se disseram contrários à medida, o que demonstra uma divisão expressiva da opinião pública sobre o tema.
A iniciativa do republicano foi anunciada no último dia 18 de julho, pouco depois da operação da Polícia Federal que impôs o uso de tornozeleira eletrônica a Jair Bolsonaro (PL), além de restringir sua circulação durante as noites e fins de semana. Moraes justificou as medidas cautelares como forma de evitar uma possível fuga do ex-presidente, investigado por tentar articular um golpe de Estado em 2022.
Leia mais: Manifestação em Goiânia reúne apoiadores de Bolsonaro contra Lula e Moraes
Na mesma pesquisa, 55% dos entrevistados afirmaram apoiar as restrições determinadas por Moraes contra Bolsonaro. Já 41% se disseram contrários. A aparente contradição — aprovação tanto das punições ao ex-presidente quanto da retaliação a Moraes — reforça um sentimento ambíguo presente em parte da sociedade: a desconfiança em relação ao sistema político e às instituições.
Maior apoio entre os mais ricos e os bolsonaristas
A revogação do visto é mais apoiada entre pessoas com maior renda (50%), na faixa da classe média mais baixa (58%) e entre eleitores bolsonaristas (66%). Já entre os que se identificam como petistas, o apoio à sanção cai para 32%.
Enquanto no campo político as consequências do embate ainda são imprevisíveis, na esfera econômica o governo americano já sinalizou abertura para negociar exceções à alta tarifária imposta aos produtos brasileiros — justificada, por Trump, como resposta à suposta perseguição judicial contra seu aliado ideológico.