O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
Cultura

Waldomiro de Deus comemora seis décadas de carreira com mostra inédita no MAG

Exposição reúne 60 obras do artista baiano e marca também o lançamento de livro assinado pelo crítico Enock Sacramento

Luana Avelarpor Luana Avelar em 4 de agosto de 2025
Divulgacao 12
Foto: Divulgação

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) recebe, a partir desta segunda-feira (4), às 19h, a mais ampla retrospectiva já dedicada a Waldomiro de Deus. A mostra, que ocupa todo o espaço expositivo do museu, apresenta 60 obras do artista, sendo 15 do acervo da instituição e outras de coleções particulares. O projeto conta com a parceria do Sesc Goiás.

A curadoria é de Enock Sacramento, que assina também o livro Waldomiro de Deus, lançado no mesmo dia da abertura. Com 300 páginas, a publicação resulta de uma pesquisa de mais de um ano e traça a trajetória do artista desde seu nascimento em Itagiba (BA), em 1944, até a atualidade. O projeto editorial é patrocinado pela Fazenda Mato Verde e pela WDP Empreendimentos.

Entre os destaques da mostra, está A Ilha de Patmos (2016), a maior pintura já produzida por Waldomiro, com 1,6m x 5,2m, pertencente ao médico Romualdo Ferrasso. A obra Jesus na Cruz, que ilustra a capa do livro, integra a coleção do advogado Leopoldo Veiga Jardim, diretor do Sesc e do Senac Goiás.

Waldomiro iniciou sua carreira em 1965, em São Paulo. Dois anos depois, já integrava a representação brasileira na IX Bienal de São Paulo. Entre 1969 e 1973, viveu e expôs na França, Itália e Israel. Sua primeira individual em Paris teve apresentação de Anatole Jakovsky. Foi também elogiado por Henry Miller e Michel Butor, cujos textos constam na obra recém-lançada.

A exposição é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, e operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A entrada é gratuita.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também