O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Publieditorial

Desejo, prazer e autoestima: sexualidade feminina depois dos 30

Após os 30 anos, as mulheres podem experimentar um aumento na sua sexualidade. No entanto, alguns estudos sugerem um pico no desejo sexual, enquanto outros destacam um declínio na libido e na autoestima devido a vários fatores, como diminuição do bem-estar, problemas de relacionamento e experiência sexual da mulher. Alterações hormonais também podem afetar a […]

Redaçãopor Redação em 7 de agosto de 2025
BBB 25 15
Foto: Divulgação

Após os 30 anos, as mulheres podem experimentar um aumento na sua sexualidade. No entanto, alguns estudos sugerem um pico no desejo sexual, enquanto outros destacam um declínio na libido e na autoestima devido a vários fatores, como diminuição do bem-estar, problemas de relacionamento e experiência sexual da mulher. Alterações hormonais também podem afetar a sexualidade feminina após os 30 anos. 

Menopausa precoce e perda de libido

A menopausa precoce em mulheres no final dos 30 anos pode causar uma potencial perda do desejo sexual devido à diminuição dos níveis de estrogênio. A menopausa precoce pode causar secura vaginal, o que contribui para o desconforto durante a intimidade física, redução da estimulação sexual e redução da sensibilidade. Estas são mudanças, juntamente com fatores mentais e emocionais, que podem diminuir o interesse geral da mulher pelo sexo.

Compreender os sintomas da menopausa precoce 

A menopausa precoce pode manifestar-se com uma série de sintomas, tais como períodos irregulares, alterações de humor e afrontamentos. É importante mencionar aqui que estes sintomas podem começar muito antes de uma mulher ter o seu último período menstrual e sinalizam a transição para a menopausa. Os ciclos menstruais irregulares são o principal sintoma, sendo que os períodos mais longos, mais intensos ou mais leves do que o habitual fazem parte deles. 

Experiências de depressão, alterações de humor e ansiedade estão associadas a flutuações hormonais. Uma redução do estrogénio pode causar secura vaginal e desconforto durante as relações sexuais. A dificuldade em adormecer também faz parte da menopausa precoce.

Tomar suplementos pode ajudar

As mulheres que sentem um declínio no desejo sexual podem tomar suplementos para a menopausa precoce para restaurar o equilíbrio hormonal. Normalmente, os suplementos para menopausa precoce podem ajudar a melhorar a libido, eliminando os sintomas que podem afetar negativamente o desejo sexual. Os suplementos certos também podem ajudar a melhorar o humor, aliviar a secura vaginal e reduzir as ondas de calor, fatores que podem contribuir para a diminuição da autoestima e da libido. 

Fazer refeições nutritivas pode ajudar 

Uma dieta equilibrada e nutritiva é sempre eficaz para o bem-estar, incluindo retardar o início da menopausa precoce e aliviar os seus sintomas. Dito isto, as mulheres devem concentrar-se em consumir alimentos ricos em vitamina D, cálcio, ácidos gordos ómega-3 e fitoestrogênios. Limitar o consumo de alimentos processados é extremamente importante. Açúcares adicionados e álcool podem causar o início precoce da menopausa, por isso também devem ser evitados.

Grão-de-bico, amendoim e feijão são fontes ricas em fitoestrogénios. Uma variedade de nozes, como amêndoas e castanhas de caju, também são ótimas fontes de estrogênio.  

Melhorar o estilo de vida geral

Para melhorar o prazer, a autoestima e o desejo sexual, as mulheres na faixa dos 30 e 40 anos podem se concentrar em melhorar o seu estilo de vida geral, focando no gerenciamento eficaz do stress, no autocuidado e na melhoria dos seus relacionamentos. Exercícios regulares, sono suficiente e a prática da gratidão podem ajudar as mulheres a melhorar a intimidade com o seu parceiro e reacender a paixão.

 O bem-estar emocional é tão importante quanto o bem-estar mental e físico, e é por isso que as mulheres devem procurar apoio de seus amigos e familiares. Se necessário, as mulheres devem conversar com seus terapeutas. Normalmente, as mulheres na faixa dos 30 e 40 anos têm muito o que fazer, como trabalhar e cuidar da família, o que torna difícil reservar tempo para momentos íntimos. No entanto, reservar tempo para a intimidade é importante, mesmo em meio a agendas lotadas.  

 

PI 35989

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também