O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Educação E IA

Educação digital pode se tornar obrigatória; escolas privadas já adotam práticas de programação e robótica

Projeto de lei em análise na Câmara prevê ensino de fundamentos de inteligência artificial na educação básica, enquanto instituições já aplicam atividades que aproximam alunos do universo tecnológico

Anna Salgadopor Anna Salgado em 9 de agosto de 2025
Educação digital pode se tornar obrigatória; escolas privadas já adotam práticas de programação e robótica
Foto: Freepik

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1956/2025, que propõe incluir a educação digital como componente obrigatório da educação básica. O texto prevê o ensino dos fundamentos da Inteligência Artificial (IA) em todos os níveis escolares, como parte da formação dos estudantes.

Enquanto a proposta avança no Congresso, escolas da rede privada já desenvolvem iniciativas alinhadas ao conteúdo previsto no PL. Entre as ações, estão clubes extracurriculares voltados para programação, robótica e práticas maker, aproximando crianças e adolescentes do universo tecnológico desde os primeiros anos escolares.

As atividades são oferecidas no contraturno e contemplam diferentes áreas. Em clubes de programação, os estudantes criam jogos, aplicativos e sites, passando por todas as etapas do desenvolvimento digital. Já nas atividades de robótica e maker, constroem protótipos e brinquedos tecnológicos, com foco em experiências práticas e manuais.

Essas iniciativas buscam desenvolver competências como pensamento lógico, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe, habilidades também citadas no texto do projeto de lei como essenciais para a formação do estudante na sociedade digital.

O PL 1956/2025 está em análise nas comissões da Câmara dos Deputados e, caso aprovado, tornará obrigatório o ensino de educação digital e fundamentos de IA nas escolas brasileiras.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também