segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Investigação

Amin propõe CPI sobre métodos de investigação da trama golpista

Para o senador, o foco não é revisar decisões da justiça, mas avaliar processos administrativos

Marina Moreirapor Marina Moreira em
Amin propõe CPI sobre métodos de investigação da trama golpista
À tribuna, em discurso, senador Esperidião Amin (PP-SC) - Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (13), o senador Esperidião Amin (PP-SC) informou ter protocolado um requerimento para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) com o objetivo de investigar os métodos aplicados no inquérito que apura os atos de 8 de janeiro de 2023. Amin explicou que tomou a iniciativa após sugestão do senador Eduardo Girão (Novo-CE), um dos primeiros a subscrever o pedido.

No documento, o senador afirma que há “denúncias fundadas” de irregularidades, como o suposto acesso indevido ao sistema biométrico do TSE (GestBio) e a produção de relatórios sobre envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Para que a CPI seja instalada, são necessárias 27 assinaturas de senadores.

Acesse também: Medidas para reduzir impacto do tarifaço colocam Lula e Caiado em rota de colisão

Amin ressaltou que a iniciativa não busca revisar decisões judiciais, mas examinar procedimentos administrativos e operacionais usados durante a investigação. O senador disse que a apuração deve se concentrar em práticas que “denigrem o processo legal e a aplicação do Judiciário brasileiro de maneira. Segundo Amin, o foco é observar os métodos utilizados pela justiça e confirmar narrativas.

“Não pretendemos questionar decisões judiciais, mas os métodos aplicados para levantar hipóteses e confirmar uma narrativa que presidiu até aqui o inquérito. O que vem à tona dessas práticas gerenciais e operacionais é assustador para o mundo e para nós. É preciso impedir que, em nome da obediência a uma narrativa, mesmo que não verdadeira, sejam sacrificados pontos fundamentais para que se chegue à verdade”,  afirmou.

O parlamentar destacou que o Brasil já superou situações complexas, como processos de cassação de mandato de presidentes da República e de parlamentares, e que agora será necessário enfrentar, “de peito aberto e com transparência”, a necessidade de aperfeiçoar o processo legal.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Disputa pelo Governo de Goiás reúne candidaturas da UP e do PCO

Eleições 2026

Disputa pelo Governo de Goiás reúne candidaturas da UP e do PCO

Luciana Amorim e Danilo Pinheiro completam a corrida pelo Palácio das Esmeraldas
Candidatos à Presidência dividem agenda entre debates e articulações

PRESIDÊNCIA

Candidatos à Presidência dividem agenda entre debates e articulações

Compromissos incluem encontros empresariais, entrevistas, eventos políticos e atividades internas d...
Voto

ELEIÇÕES

Eleitor tem até quinta-feira (20) para pedir voto em trânsito

Pedido permite votar fora da cidade onde o eleitor tem domicílio eleitoral durante as eleições de...
Ernesto Roller

ENTREVISTA

Roller aposta em experiência e coragem na disputa ao Senado pelo PSDB

Em entrevista ao programa Momento Político, candidato do PSDB diz que aceitou convite de Marconi Pe...
Lulinha

LULINHA

PF encontra diálogos de Lulinha com lobista sob investigação

Conversas entre Lulinha e Roberta Luchsinger são analisadas pela PF em investigação sobre suspeit...
Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Eleições 2026

Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Cientistas políticos avaliam que escolha de reduto eleitoral para iniciar campanha presidencial per...
“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

ELEIÇÕES 2026

“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

Ex-governador começou o dia com missa no SIA e terminou no estádio do Gama, onde relembrou obras d...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Vamos vencer estas eleições”, afirma Marconi ao lançar campanha em Goianésia (GO)

Ex-governador apresentou propostas e disse que pretende retomar investimentos em saúde, educação,...