O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
Câmara dos Deputados

Motta afirma que MP do tarifaço terá prioridade no Congresso

Presidente da Câmara disse que não irá hesitar em defender a soberania nacional

Thiago Borgespor Thiago Borges em 14 de agosto de 2025
Motta afirma que MP do tarifaço terá prioridade no Congresso
Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou na última quinta-feira (14) que a Casa Baixa irá priorizar a Medida Provisória (MP) anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que libera R$ 30 bilhões em crédito para as empresas dos setores afetados pela taxação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Em entrevista à GloboNews, Motta disse: “Essa matéria com certeza será prioridade dentro do Congresso Nacional. Nós não vamos hesitar em estar unidos com os demais Poderes para defender a soberania nacional, proteger indústrias, empresas e empregos”.

O presidente da Casa Baixa garantiu que o colégio de líderes apoiará amplamente as medidas tomadas para minimizar os impactos do tarifaço no país, “independentemente de questões ideológicas”. “Tanto eu quanto o presidente [do Senado] Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) estivemos ao lado do presidente Lula para receber essa medida provisória que traz um apoio aos setores afetados pelas tarifas”, declarou.

Leia mais: Amin propõe CPI sobre métodos de investigação da trama golpista

O parlamentar ressaltou que o Congresso Nacional, em nenhum momento, deixou de cumprir suas responsabilidades acerca do tarifaço americano — que aumenta o imposto sobre os produtos brasileiros nos Estados Unidos para 50%. “Foi assim com a aprovação da Lei da Reciprocidade. Deixamos o instrumento pronto, para o Poder Executivo usar quando achar necessário”, afirmou. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também