Goiás confirma 5 mortes de bovinos por raiva em Carmo do Rio Verde e Silvânia
A raiva animal é transmitida por morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou a morte de cinco bovinos por raiva animal em Goiás. Os casos foram registrados nos municípios de Carmo do Rio Verde, na região central, e Silvânia, no sudeste do estado.
Segundo a Agrodefesa, os criadores notificaram a suspeita da doença e, após exames laboratoriais, os resultados confirmaram a presença do vírus. A partir disso, foram adotadas medidas de prevenção e controle, incluindo a vacinação obrigatória dos rebanhos e ações contra transmissores da doença.
A raiva animal é transmitida por morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. Entre os sintomas nos bovinos estão agitação, apatia, dificuldade de locomoção, paralisia, falta de coordenação motora e salivação excessiva. Em humanos, a doença também pode ser transmitida, afeta o sistema nervoso e é considerada grave e fatal.
A Agrodefesa reforçou que as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação foram intensificadas. Em municípios considerados mais suscetíveis, a imunização ocorre de forma estratégica para reduzir os riscos de novos casos.