Ministra Cármen Lúcia recebe Título de Cidadania Goiana em solenidade na Alego
Magistrada agradeceu a honraria citando Cora Coralina e destacou a “grandeza do povo goiano”
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, recebeu na manhã desta sexta-feira (22) o Título de Cidadania Goiana, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A honraria foi entregue pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), autor do projeto que contou também com a assinatura dos parlamentares Clécio Alves (Republicanos), Talles Barreto (UB) e Bia de Lima (PT).
Participaram da solenidade o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, e o organizador do evento, o subprocurador-geral da Alego, Iure de Castro.
Durante o discurso de abertura, Bruno Peixoto ressaltou o orgulho da Assembleia em homenagear a ministra. Ele lembrou que a presença de Cármen Lúcia e da ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, esgotou as inscrições do 1° Congresso de Direito Constitucional em apenas 20 minutos.
Ao agradecer a homenagem, Cármen Lúcia afirmou que a cidadania concedida estende-se também à sua família. “Tenho uma irmã casada com um goiano e quatro sobrinhos goianos. Nossa família tem, portanto, não apenas carinho por Goiás, mas também sementes plantadas aqui”, disse.
Em sua fala, a ministra citou Cora Coralina e Guimarães Rosa para reforçar a importância do vínculo com Goiás. “De nada adianta tudo o que fizermos na vida se não conseguirmos tocar com o coração aquilo que vivemos”, declarou. Ela também destacou a generosidade do Estado ao ceder parte de seu território para a criação de Brasília, o que, segundo ela, demonstrou “a grandeza de um povo”.
O subprocurador-geral Iure de Castro destacou a importância da presença da ministra no congresso e ressaltou seu compromisso em transformar o Legislativo em um espaço de mais oportunidades. Já o prefeito Sandro Mabel afirmou que Goiás se sente honrado em tê-la como cidadã e anunciou que, em breve, Cármen Lúcia também será agraciada com o título de cidadã goianiense.
Leia mais:Banco do Brasil cancela cartões de Moraes após sanções da Lei Magnitsky