O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
CAMPANHA AGOSTO LILÁS

“O silêncio só fortalece o agressor”: jornalista expõe violência doméstica em Goiânia

A jornalista Cris Soares compartilha experiência pessoal no Agosto Lilás e alerta famílias sobre sinais de relacionamentos abusivos

Thais Airespor Thais Aires em 27 de agosto de 2025
violência

A jornalista goiana Cris Soares decidiu quebrar o silêncio neste Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Em palestra realizada em Goiânia, ela revelou pela primeira vez que foi vítima de violência psicológica e transformou sua trajetória em instrumento de conscientização sobre os sinais de relacionamentos abusivos.

Durante a fala, Cris destacou que a violência psicológica pode causar danos profundos e não deve ser ignorada. “São as ofensas, os xingamentos e as humilhações que fazem a mulher acreditar que a culpa é sempre dela. Isso gera medo, insegurança e, muitas vezes, a impede de acreditar que pode viver um relacionamento saudável”, disse.

Nos últimos dias, Cris Soares participou de quatro palestras em um Cesam de Goiânia, levando aos estudantes reflexões sobre violência doméstica e os diferentes tipos de abuso. O foco foi apresentar aos jovens como identificar situações de risco, prevenindo que padrões abusivos se perpetuem em relacionamentos futuros.

No dia 30 de agosto, às 8h30, a jornalista retorna à instituição para conversar com os pais e responsáveis dos alunos. A proposta é ampliar o debate, levando a discussão para dentro das famílias. “É fundamental que pais e responsáveis entendam como identificar os primeiros sinais. O enfrentamento à violência contra a mulher não é apenas individual, é social e coletivo”, ressaltou.

violência
A jornalista Cris Soares em palestra sobre Violência Doméstica

Números da violência em Goiás

O alerta feito por Cris Soares ocorre em um cenário de crescimento nos registros de violência doméstica em Goiás. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que, entre janeiro e junho de 2025, o estado contabilizou 29.830 novos processos relacionados ao tema. No mesmo período, 13.680 foram julgados, mas outros 45.965 seguem pendentes.

De acordo com levantamento divulgado pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), a média atual é de 60 casos diários de violência doméstica. No primeiro semestre de 2025, foram 24.383 pedidos de medidas protetivas, número 11,6 % maior do que no mesmo período de 2024. Desse total, 13.333 medidas foram concedidas, crescimento de 10,8 % em comparação ao ano anterior.

As denúncias também vêm aumentando. Apenas em 2024, o Ligue 180 registrou 18.232 atendimentos em Goiás, o que representa alta de 34,1 % em relação a 2023. No mesmo ano, as denúncias formais subiram 26,9 %, passando de 3.483 em 2023 para 4.422 em 2024, sendo a maioria feita por telefone.

Entre as formas de violência mais registradas, a psicológica se destaca: entre 2022 e 2023, houve aumento de 52,7 % nos casos. Também cresceram os registros de ameaças (15,4 %) e de perseguição (27,4 %), segundo dados do Ministério Público e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

Outro indicador que preocupa é o feminicídio. Goiás registrou 23 casos entre 2024 e 2025, aumento de 10 % em relação ao período anterior.

Voz pública contra a violência

Ao tornar sua história pública, Cris afirma ter encontrado uma forma de libertação e de fortalecimento. Sua intenção, segundo ela, é incentivar outras mulheres a falarem. “Demorei a contar a minha história, mas hoje faço isso para mostrar que não precisamos nos calar. O silêncio só fortalece o agressor. Precisamos falar, buscar apoio e acreditar que merecemos respeito”, afirmou.

O Agosto Lilás é dedicado a mobilizações, campanhas e debates que buscam ampliar a consciência da sociedade sobre a violência doméstica e familiar. A iniciativa de Cris Soares se soma a diversas ações realizadas em Goiás e em todo o país, que têm buscado orientar, prevenir e dar visibilidade ao enfrentamento da violência contra a mulher.

 

 

 

Leia também: Roxelle faz sinal de socorro em “Volta por Cima” e cena sobre violência doméstica viraliza

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também